• Carregando...

A atriz britânica Helen Mirren e o ator britânico Sacha Baron Cohen, mestre em representar personagens toscos, podem dominar a 64ª cerimônia anual de entrega do Globo de Ouro, nesta segunda-feira - um evento que gosta de enxergar-se como precursor do Oscar.

Os prêmios, cujos destinatários são escolhidos pela pequena Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, de fato representam uma escala importante no caminho que leva aos prêmios da Academia, entregues em 25 de fevereiro. A cerimônia é transmitida para todo o mundo e é repleta de moda e bom humor, exatamente como o Oscar.

Mas se o Globo de Ouro realmente é indicativo do rumo do Oscar é algo muito incerto. No ano passado, apenas dois filmes indicados pelo Globo de Ouro em suas duas categorias de melhor filme figuraram entre os cinco indicados ao Oscar de melhor filme. E o Globo nem chegou a indicar o filme que acabou levando o Oscar - "Crash - No Limite".

Como comentou recentemente o jornal especializado Variety, este ano pode ser diferente porque muitos dos filmes indicados ao Globo também estão sendo bem recebidos pelos eleitores do Oscar, especialmente "Os Infiltrados", de Martin Scorsese, "Babel", de Alejandro González Iñárritu, "A Rainha", de Stephen Frears, e "Borat", de Cohen.

"Babel" recebeu mais indicações que qualquer outro filme - sete -, e "Os Infiltrados" recebeu seis. O especialista em Oscar Tom O'Neil acha que a disputa pelo Globo de Ouro de melhor filme dramático será travada entre esses dois filmes.

Os indicados nessa categoria incluem também "Bobby", sobre o assassinato de Bobby Kennedy, "A Rainha" e "Pecados Íntimos", sobre um caso de adultério, estrelado por Kate Winslet.

Se "Os Infiltrados" ganhar, isso representará um passo importante na busca de Scorsese por um Oscar. Apesar de já ter recebido um Oscar pelo conjunto de seu trabalho, Scorsese nunca ganhou um Oscar individual numa categoria competitiva.

Mas Scorsese é popular entre os eleitores do Globo de Ouro, que em 2003 escolheram seu "Gangues de Nova York" como melhor filme dramático. Além da indicação por "Os Infiltrados", o cineasta também foi indicado como melhor diretor, concorrendo com Clint Eastwood, que tem dois filmes nessa categoria, Frears e Iñárritu.

O sucesso inesperado de bilheteria de Sacha Baron Cohen, cujo título completo é "Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América", foi indicado na categoria melhor comédia ou musical, lado a lado com "O Diabo Veste Prada", "Dreamgirls - À Procura de Um Sonho", "Pequena Miss Sunshine" e "Obrigado por Fumar".

"Dreamgirls" e "Sunshine" são fortes candidatos a uma indicação ao Oscar de melhor filme, e uma vitória inesperada de "Borat" no Globo de Ouro pode causar espanto.

Mas Cohen é favorito na disputa pelo Globo de Ouro de melhor ator numa comédia ou musical, na qual concorre com Johnny Depp, Aaron Eckhard, Chiwetel Ejiofor e Will Ferrell.

Leonardo DiCaprio tem duas indicações para melhor ator num drama, uma por "Os Infiltrados" e outra por "Diamante de Sangue". Concorrem com ele nessa categoria Peter O'Toole por "Venus", Will Smith ("À Procura da Felicidade") e Forest Whitaker ("O Último Rei da Escócia").

Helen Mirren lidera a disputa por melhor atriz num drama, concorrendo com Penélope Cruz, Judi Dench, Maggie Gyllenhaal e Kate Winslet. As indicadas na disputa pelo Globo de Ouro de melhor atriz numa comédia ou musical são Annette Bening, Toni Collette, Beyoncé Knowles, Meryl Streep e Renee Zellweger.

As categorias de melhor ator e atriz coadjuvantes abrangem dramas, comédias e musicais, e os candidatos são Ben Affleck, Eddie Murphy, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Brad Pitt, Cate Blanchett, Emily Blunt, Jennifer Hudson, Rinko Kikuchi e Adriana Barraza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]