
O grupo brasileiro BossaCucaNova lança neste mês um novo DVD, intitulado "BossaCucaNova uma celebração aos 50 anos da Bossa Nova", acompanhado de um CD ao vivo. Formado pelo trio carioca DJ Marcelinho da Lua, o baixista Marcio Menescal e o tecladista Alexandre Moreira, o grupo tenta dar novo fôlego ao ritmo nacional, com pitadas de eletrônico e outras influências que os separam da bossa nova tradicional.
Além do trio, o BossaCucaNova conta ainda com a cantora Cris Delanno, o baterista e percussionista Dado Brother, o guitarrista Flávio Mendes e o saxofonista Rodrigo Sha. Gravado no Canecão, no Rio de Janeiro, em outubro de 2007, o novo DVD do grupo traz ainda ao palco os músicos Roberto Menescal, Carlos Lyra, Marcos Valle, Ed Motta, Leo Gandelman, Simoninha e Jaques Morelembaum. Juntos, eles apresentam novas versões de grandes sucessos do gênero como "Águas de Março", "Garota de Ipanema", Água de Beber", entre outros.
No DVD, há ainda com um documentário, intitulado "Na Base da Bossa 50 anos de Excelência", com direção de Jodele Larcher. A obra traz uma série de encontros musicais e depoimentos de músicos da nova geração da bossa nova, além de alguns dos criadores do gênero. A intenção é não só contar a história do ritmo, mas também demonstrar como os novos músicos trazem novas características e produzem releituras que compõem uma linguagem contemporânea da bossa nova.
Formado em 1999, o grupo idealizado por Dado Brother em parceria com a produtora Patrícia Tavares já foi indicado ao Grammy Latino em 2002, na categoria Melhor Álbum Brasileiro Pop Contemporâneo.



