Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Calle 13 é maior destaque do Grammy Latino

Membros do grupo porto-riquenho Calle 13 posam com seus prêmios recebido na cerimônia do 10º Grammy Latino | Steve Marcus/Reuters
Membros do grupo porto-riquenho Calle 13 posam com seus prêmios recebido na cerimônia do 10º Grammy Latino (Foto: Steve Marcus/Reuters)

A dupla de hip hop porto-riquenha Calle 13 ganhou cinco Grammy na quinta-feira (5), incluindo o de Álbum do Ano, ajudando a cimentar sua posição na vanguarda da música alternativa.

O cantor René Pérez, que se autointitula "El Residente", agradeceu a sua mãe no palco, fez uma homenagem à argentina Mercedes Sosa, morta recentemente, e permaneceu fiel a suas canções políticas como "La Perla" ao criticar o governo porto-riquenho.

"Aplausos para Mercedes Sosa", disse Perez ao ganhar o troféu de Melhor Álbum por "Los De Atras Vienen Conmigo".

Ele também pediu às autoridades porto-riquenhas que ajudem a criar mais empregos para desempregados porto-riquenhos.

Pérez foi aplaudido depois de interpretar o sucesso "La Perla" - uma homenagem às favelas latino-americanas - com a estrela panamenha da salsa, Ruben Blades. Enquanto os dois cantavam, dançarinos do show "Mystere" do Cirque du Soleil rodopiavam no palco.

Calle 13, cujo outro membro é Eduardo "Visitante" Cabra, também ficou com os Grammy para álbum urbano, canção alternativa, vídeo para "La Perla" e Gravação do Ano em colaboração com os roqueiros mexicanos Café Tacuba.

Mercedes Sosa, cantora argentina que morreu em 4 de outubro, ganhou um Grammy Latino póstumo por seu álbum "Cantora 1".

A cantora cubana Omara Portuondo, conhecida internacionalmente como membro do celebrado "Buena Vista Social Club", ficou com o prêmio por Melhor Álbum Tropical Contemporâneo por "Gracias". Portuondo, de 79 anos, é um dos primeiros artistas cubanos desde 2002 a obter um visto para se apresentar nos EUA.

Em outros prêmios, o porto-riquenho Luis Fonsi ganhou por Canção do Ano com "Aqui Estoy Yo", e o compositor argentino Fito Paez ficou com o troféu de melhor vocal masculino.

A cantora italiana Laura Pausini abriu o show cantando em espanhol "Em Cambio No", e depois foi premiada como o melhor álbum pop feminino.

O cantor mexicano Alexander Acha ficou com o Melhor Novo Artista e o espanhol Alejandro Sanz cantou "Y Sólo Se Me Ocurre Amarte" em um duo com Alicia Keys.

O show contou com a presença da atriz Eva Longoria, do cantor Enrique Iglesias e da miss Universo Stefania Fernandez, entre outros.

Os Grammy Latinos são dados em 49 categorias representando os principais gêneros musicais da América Latina.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.