Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pintura

Campanha consegue manter obra de Manet na Inglaterra

Um retrato impressionista do pintor francês Edouard Manet permanecerá na Inglaterra após uma campanha de oito meses levantar cerca de 8 milhões de libras (US$ 12 milhões) para comprá-la. O Retrato de Mademoiselle Claus ficará em exibição no Museu Ashmolean, em Oxford, que lançou a campanha para evitar que o quadro fosse para o exterior.

A pintura foi vendida para um comprador estrangeiro no ano passado por 28,35 milhões de libras. Entretanto, o governo inglês colocou um bloqueio na exportação da obra, que permitia que ela fosse comprada por uma instituição pública por um quarto de seu valor de mercado. "Esta é uma das pinturas mais importantes do século 19, que está no Reino Unido desde a sua venda depois da morte do artista em 1884", disse o diretor do Ashmolean, Christopher Brown.

A campanha recebeu doações da população, além de 5,9 milhões de libras do Fundo da Loteria para o Patrimônio britânico e 850 mil libras do Fundo Beneficente de Arte.

Manet pintou o retrato da musicista Fanny Claus, amiga mais próxima de sua esposa Suzanne Leenhoff, em 1868. A pintura será emprestada para museus públicos e galerias como parte de uma turnê nacional no próximo ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.