Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Causa

Câncer foi descoberto em fevereiro

Ivo Rodrigues realizou um transplante de fígado no dia 25 junho de 2009 no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O músico esperou três anos pela cirurgia e, durante este período, fez tratamento contra cirrose hepática. Não houve qualquer complicação com a cirurgia na época.

No fim de fevereiro deste ano, o vocalista voltou ao hospital por conta de uma infecção urinária. Após a realização de exames, foi detectado um tumor intra-abdominal. "O tumor estava muito próximo da bexiga e comprimia alguns órgãos, como o canal da urina, causando infecção", esclarece o cirurgião do aparelho digestivo do HC Alexandre Coutinho Teixeira de Freitas, responsável pelo tratamento desde então.

O músico foi submetido a duas cirurgias, a primeira no começo de março para retirar o tumor, mas o procedimento não foi concluído e foi feita apenas uma biópsia, pois o tumor era metástase de outro primário cuja origem, de acordo com o médico, era provavelmente no pulmão. Ivo Rodrigues teve alta, porém um dia depois apresentou outra complicação, uma evisceração (ferida que rompeu os pontos do local) e voltou ao hospital.

Com a saúde debilitada, ele não pôde fazer tratamentos para o câncer, como a quimioterapia. Segundo o cirurgião, não existe qualquer relação entre a cirrose e o tumor e boatos de que o cantor tinha leucemia estão descartados. "Não houve nenhum problema no sangue, ele estava de maneira geral com a saúde frágil." A morte foi causada por uma parada cardirrespiratória, em decorrência de uma infecção generalizada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.