
A cantora e percussionista pernambucana Alessandra Leão lançou em novembro o primeiro de uma trilogia de EPs conceituais em que faz para experimentos com ruídos e fragmentação da música eletrônica em diálogo com a música tradicional afro-brasileira e nordestina.
"Pedra de Sal" traz cinco faixas que apontam para essa direção, a começar por "Doutrina e Toque de Yemanjá", uma recriação de toadas dos rituais religiosos de origem africana Babassuê, de Belém (PA), e Xangô de Recife (PE) ambas originalmente gravadas em 1938 pela Missão de Pesquisas Folclóricas, de Mário de Andrade.
Com programações do guitarrista, arranjador e produtor Caçapa, a faixa-título sintetiza o conceito do trabalho, misturando ritmos regionais a uma sonoridade eletrônica com uma performance áspera de Alessandra. Com o guitarrista e compositor Kiko Dinucci, o trabalho também passa pela delicadeza de "Tatuzinho" antes de voltar a ser marcado por timbres pesados e linhas contrapontísticas e dissonantes em "Mofo" e "Devora O Lobo" a faixa de sonoridade e interpretação mais agressivas.
O EP está disponível para download gratuito em alessandraleao.com.br.



