• Carregando...

Ficção e realidade andam juntas no livro "Manuscritos de Sangue", de Waldick Garrett, capitão da Polícia Militar do Paraná. O livro, lançado no último fim de semana na Bienal de São Paulo, reúne 13 contos sobre suspense, mistério e terror. Fatos históricos como a batalha do Irani, quando morreu o coronel João Gualberto e que marcou o início da Guerra do Contestado, e endereços curitibanos como a Rua XV de Novembro e a Praça 29 de Março, estão presentes nas narrativas.

Apesar da atividade policial, o capitão avisa que sua inspiração não vem da profissão. "Eu escrevo como válvula de escape. Claro que algumas situações que vivi na rotina de policial inspiraram alguns contos, mas procuro dar um teor fantástico aos enredos", disse o autor paranaense, de 32 anos, garantindo que mistério e finais surpreendentes são ingredientes presentes nos textos.

Vencedor de diversos prêmios de literatura, desde a época do colégio, e membro da Academia de Letras Luso-Brasileira, Garrett diz que gosta da temática de suspense e tem a obra do escritor bretão, Algernon Blackwood, como sua fonte de inspiração. "Eu leio muito e gosto de abordar o lado sensitivo das coisas, assuntos do sobrenatural. Já escrevi romance, mas é por meio das histórias de suspense que a minha criatividade se solta", comenta o autor.

Para não confundir os leitores e explicar o que são fatos reais e imaginários, a última seção do livro traz notas explicativas.

Adaptação

O livro acabou de ser lançado e já está com projeto para subir os palcos. Um dos contos que se passa em Curitiba, "O diário de Victor", está sendo adapatado para o teatro pela Companhia Saltimbancos. A história mostra um homem perturbado, que passa a cometer assassinatos, justificando que era um desejo de Deus.

"Manuscritos de Sangue" integra a Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Editora Novo Século, de São Paulo. Tem 276 páginas e já está à venda. Quem quiser um encontro com o escritor pode se programar para o lançamento oficial do livro em Curitiba, em 5 de maio, na Livrarias Curitiba do shopping Estação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]