
Quase dez meses depois de ser destruída por um incêndio, a Casa do Contador de Histórias, em Curitiba, retoma suas atividades. O evento oficial de reinauguração da sede acontece neste domingo (22), a partir das 14h30, com visitas guiadas pelo imóvel reformado.
Às 16 horas, uma rápida solenidade marca oficialmente a retomada das atividades no espaço, seguida das tradicionais contações de histórias feitas pelo grupo de voluntários.
“Foi uma sensação de fracasso, de impotência”, relembra uma das fundadoras da casa, Rossane Lemos.
O lugar pegou fogo em maio do ano passado. As chamas começaram em um imóvel vizinho abandonado e que servia de ponto de encontro para usuários de drogas.
Um laudo técnico realizado por peritos comprovou que foi ação humana a causa do incêndio que prejudicou o imóvel – doado pela prefeitura e que, na época, havia sido inaugurado há seis meses.
A tragédia, que ocorreu por volta das 11 horas do dia 9 de maio, tomou conta da residência que abriga a ONG, destruindo primeiramente o telhado.
Cerca de 70% de tudo que a entidade possuía foi consumido pelas chamas – controladas depois de mais de seis horas de trabalho dos bombeiros.
“O que não queimou, alagou. Mas o pior era ver o que estava acontecendo e não poder fazer nada. Estávamos desolados”, relata Rossane.
Agora, recuperada após uma reforma de R$ 200 mil – a maior parte foi de doações –, a Casa do Contador de Histórias promete voltar mais forte, com dedicação intensa dos 46 voluntários que atuam no local.
Além de sessões de contação de histórias na própria sede, a ONG atende ainda instituições que acolhem pessoas em situação de risco social e de saúde, como centros psiquiátricos e lares de idosos.



