• Carregando...

O museu histórico Casa Lacerda, localizado no município da Lapa, continua fechado para visitas em função da greve dos servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde o dia 15 de maio, os funcionários do Iphan, órgão do Ministério da Cultura, reivindicam a implementação do Plano Especial de Cargos da Cultura aprovado na Mesa Setorial de Negociações, em maio de 2005, conforme acordo assinado pelo Ministério do Planejamento naquele ano. A paralisação dos trabalhos foi a forma encontrada pelos servidores para pressionar o governo.

Conforme uma das funcionárias do Iphan no Paraná, Sônia Oliveira, o salário base atual varia de R$ 79,00 a R$ 500,00, inclusive para mestres e doutores, o que gera um desestímulo não só para os antigos servidores que gostariam de permanecer na instituição, mas também para os recém-concursados. Quase 70% dos 222 aprovados no Concurso Público promovido pelo Iphan, em 2005, deixaram de assumir os cargos em virtude dos baixos salários e da falta de perspectiva de progressão na carreira.

No Paraná, o Iphan é responsável pela administração do museu na Lapa e possui um escritório em Curitiba. Criado em 1937 a instituição vem realizando trabalhos responsáveis pela preservação do patrimônio cultural do Brasil, tanto o material como o imaterial, tidos na Constituição Federal de 1988 como portadores de referência à identidade, à memória e à ação dos grupos formadores da sociedade brasileira (Art. 216). A autarquia conta com mais de 1.300 servidores ativos e atua em todo o território brasileiro por intermédio de 53 representações distribuídas nos 27 estados e no Distrito Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]