A história do Paraná completa em 2012 quatro importantes eventos centenários em diferentes áreas. Para lembrá-los, a 18.ª Semana de História, cuja abertura acontece hoje, a partir das 19 horas, juntou todos eles como temas de suas palestras.
A questão do Contestado, conflito envolvendo os estados do Paraná e Santa Catarina, abre a programação, com palestra do professor Renato Augusto Carneiro Júnior e comentários dos professores Renato Mocellin e Roseli Boschilia.
Universidade
Já amanhã, o centenário comemorado será o da criação da Universidade do Paraná, atual UFPR, com palestra do professor e advogado René Ariel Dotti e comentários de Belmiro Valverde Jobim Castor e do ex-reitor da instituição Carlos Roberto Antunes dos Santos.
Por fim, na quinta-feira, os professores Paulo Venturelli e Adélia Maria Woellner falam do centenário de nascimento da poeta paranaense Helena Kolody, e o professor Antonio Celso Mendes fala sobre a criação do Centro de Letras do Paraná, fundado por Euclides Bandeira e Emiliano Perneta também em 1912.
"No ano passado buscamos três eventos que diziam respeito à história do Brasil: a abdicação de Dom Pedro I, em 1831, a primeira Constituição da República em 1891 e a renúncia de Jânio Quadros e suas consequências em 1961. As datas chaves deram certo e nesse ano resolvemos pensar os centenários diretamente ligados à história da região", explica Eduardo Rocha Virmond, presidente da Academia Paranaense de Letras, que também preside o evento realizado pela instituição em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná no auditório Brasílio Itiberê, na Secretaria de Estado da Cultura.
Homenagem
Para Virmond, os eventos atraem o mais variado público e prestam homenagem ao legado de cada um dos acontecimentos. "Embora os temas sejam muito diferentes, os conferencistas são pessoas conhecidas no ambiente cultural do Paraná, e o debate que se fomenta nesse espaço mostra uma vitalidade do assunto, a força que eles ainda tem nos dias de hoje."



