
Está em cartaz, no palco do Teatro Cena Hum, a montagem Suíte Chiquinha, que faz uma espécie de síntese da trajetória de Chiquinha Gonzaga (1847-1935), compositora, pianista, primeira mulher que regeu uma orquestra no Brasil e autora da primeira marcha carnavalesca "Ô Abre Alas".
O espetáculo, em seus 60 minutos, tem música ao vivo, com violão e flauta transversa. Canções do repertório original de Chiquinha ajudam a contar a trajetória da artista. Há também texto, de autoria de George Sada (o diretor do espetáculo).
São 12 atores em cena. Cada um deles representa, em média, dois personagens. O ator Caco Prado (também produtor) imprime complexidade a seis personagens. Prado conta que alguns homens, amantes de Chiquinha, ocupam espaço relevante na trajetória da protagonista e esses personagens aparecem com certa regularidade durante a montagem.
"É musical, que tem elementos de comédia e drama", diz Caco Prado, para sintetizar Suíte Chiquinha.
Serviço
Suíte Chiquinha. Teatro Cena Hum (R. Senador Xavier da Silva, 166), (41) 3333-0975. Dias 10, 12 e 13 de dezembro, às 21 horas. R$ 14 e R$ 7 (meia e ingresso adquirido antecipadamente).



