A atriz Elizabeth Taylor assinou um acordo para dar à Christie's direitos exclusivos para o controle sobre futuras vendas de suas jóias, obras de arte, roupas e outras posses pessoais, disse a casa de leilões nesta quarta-feira.
- Quando os objetos que acumulei estiverem recebendo o cuidado de outras pessoas, espero que eles sejam amados e respeitados de maneira compartilhada - afirmou Taylor, de 74 anos, sobre sua decisão de ver suas posses leiloadas no futuro.
- No fim, elas serão transferidas para outros... mas não em muito breve! - acrescentou a estrela, nascida na Inglaterra, que se tornou dama do Império Britânico em 2000.
O acordo "marca uma continuação fantástica de nossos muitos anos de trabalho com essa formidável lenda do cinema", disse Stephen Lash, presidente da Christie's Americas, em um comunicado conjunto com a atriz.
Taylor, ganhadora do Oscar de melhor atriz e uma das maiores estrelas de Hollywood, aposentou-se das telas e palcos, mas por duas décadas fez campanhas na luta contra a Aids, doença que matou seu grande amigo Rock Hudson.
No auge de sua carreira ela estrelou sucessos como "Gata em teto de zinco quente", "Cleópatra", "Quem tem medo de Virgínia Woolf" e "Assim caminha a humanidade".
A casa de leilões vendeu anteriormente vestidos e jóias da atriz, incluindo um anel de diamante e esmeralda que foi o primeiro presente de Richard Burton, seu quinto marido, para ela. Os lucros beneficiaram a Fundação Elizabeth Taylor de Aids, que ela estabeleceu em 1991, e a Fundação Americana para Pesquisa em Aids.
Mais recentemente ela lançou uma linha de fragrâncias populares e sua coleção House of Taylor Jewelry de jóias. Alguns itens da coleção foram destinados para um leilão na Christie's no próximo mês.
Taylor disse que a decisão da Christie's de "apoiar meu trabalho pelas pessoas com HIV/Aids e meu caso de amor com jóias por meio da House of Taylor Jewelry torna excitante a extensão desse relacionamento".



