• Carregando...
Cartaz original francês de Crônica de um Amor Louco |
Cartaz original francês de Crônica de um Amor Louco| Foto:

Obra

Saiba mais sobre a bibliografia do velho Buk

Ao longo de sua vida Bukowski publicou mais de 45 livros de poesia e prosa.

São seis seus romances: Cartas na Rua (1971), Factótum (1975), Mulheres (1978), Misto-quente (1982), Hollywood (1989) e Pulp (1994).

Publicou em vida oito livros de contos e histórias: Ereções, Ejaculações e Exibicionismos (1972), South of No North: Histories of the Buried Life (1973), Tales of Ordinary Madness (1983), Bring Me Your Love (1983), Numa Fria (1983), There’s No Business (1984) e Septuagenarian Stew (1990).

Seus livros de poesia são mais de 30, entre eles o primeiro Flower, Fist and Bestial Wail (1960) e You Get So Alone at Times That It Just Make Sense (1996). Várias antologias, além de livros e poemas, cartas e histórias, foram publicados postumanente.

De sua vasta obra, os seguintes títulos são publicados no Brasil: Pulp, Hollywood, A Mulher Mais Linda da Cidade, Numa Fria, Notas de um Velho Safado, O Capitão Saiu para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio (com ilustrações de Robert Crumb) e Ereções, Ejaculações e Exibicionismos, sob dois volumes intitulados Fabulário Geral do Delírio Cotidiano e Crônica de um Amor Louco.

De sua poesia, foram editadas no Brasil as antologias Essa Loucura Roubada Que Não Desejo a Ninguém a Não Ser a Mim Mesmo Amém (7Letras, com tradução de Fernando Koproski), 25 Melhores Poemas de C. Bukowski (Bertrand Brasil, com tradução de Jorge Wanderley) e O Amor É um Cão dos Diabos (L&PM Editores, com tradução de Pedro Gonzaga).

Mais informações sobre a trajetória do escritor podem ser encontradas na biografia Charles Bukowski – Vida e Loucuras de um Velho Safado, de Howard Sounes (Conrad, 341 págs.) e Bukowski – Textos Autobiográficos (L&PM Editores, 479 págs.).

  • Faye Dunaway e Mickey Rourke: bêbados em Barfly – Condenados pelo Vício
  • Marisa Tomei e Matt Dillon dividem o balcão no mais recente Factótum, do norueguês Bent Hamer

Charles Bukowski, escritor e obra, é arrebatamento, excesso, subjetividade. No cinema, o uso abusivo desses elementos pode sempre resultar indigesto e, principalmente, redundante. A imagem muitas vezes banaliza o que o texto sugere. Apesar disso, o autor norte-americano teve sorte: seus livros renderam adaptações acima da média.

Quem já tinha idade suficiente para assistir a longas-metragens proibidos para menores de 18 anos na década de 80, provavelmente se lembra de Crônica de um Amor Louco, versão para o cinema do primeiro dos dois volumes da obra Ereções, Ejaculações e Exibicionismos, lançado no Brasil pela L&PM Editores.

Faz total sentido que o filme tenha sido assinado pelo italiano Marco Ferreri, diretor de A Comilança, um dos títulos mais radicais dos anos 70, que fala de glutonice e perversões sexuais numa obra alegórica política que beira o grotesco, ainda que muito pertinente quando foi lançada, em 1973.

Ao mesmo tempo erótico, lírico e romântico, Crônica de um Amor Louco mergulha no universo infernal e onírico de Charles Serking, personagem vivido pelo ítalo-americano Ben Gazarra. Alter ego de Bukowski, ele é um poeta anárquico e beberrão que vive no submundo de Los Angeles, entre prostitutas e marginais.

Numa de suas muitas jornadas notívagas e boêmias por bares e clubes de strip-tease, Serking conhece a garota de programa Cass, interpretada por Ornella Muti, na época o maior sex symbol do país em forma de bota. Desse encontro brota um romance tórrido, marcado por obsessão, sadismo e tragédia.

Serking tem conexão direta com o protagonista de Barfly – Condenados pelo Vício (1987), espécie de semi-autobiografia de Bukowski, que assina o roteiro, publicado depois com ilustraçõers do autor. O cineasta francês, nascido no Irã, Barbet Schroeder (de O Reverso da Fortuna) acertou ao escalar para o papel principal o então superpopular Mickey Rourke, que depois de brilhar em sucessos como 9 1/2 Semanas de Amor e Coração Satânico, começava a dar sinais de um comportamento errático que o levaria a um ostracismo de quase duas décadas.

Rourke, indicado ao Oscar de melhor ator no ano passado por O Lutador, se entrega de fígado e alma ao papel de Henry Chinaski, este sim "o alter ego" de Bukowski: um escritor alcoólatra que inicia um romance tumultuado com Wanda Wilcox (Faye Dunaway, de Rede de Intrigas), uma mulher também frequentadora assídua dos bares de Los Angeles. Estiloso visualmente, na linha néon, como mandava a cartilha dos filmes cult da época, o filme tem conexões es­­té­­ticas e dramáticas com títulos como Betty Blue, do também francês Jean-Jacques Beineix. Hoje parece um pouco estetizado demais.

Outra interessante adaptação de Bukowski é o mais recente Factótum. Dessa vez o protagonista Hank (apelido do escritor) Chinaski, também mergulhado nu­­ma Los Angeles sórdida e etílica, é defendido por Matt Dillon, que, coincidentemente, viveu o irmão mais novo de Rourke em outro clássico cult dos anos 80, O Selvagem da Motocicleta, de Francis Ford Coppola. O diretor no­­rueguês Bent Hamer escapa da tentação de diluir a trama em ál­­cool, reduzindo o protagonista a mera caricatura. Dillon está muito bem, à altura de seus an­­tercessores, Gazarra e Rourke.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]