Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
World 3-D Film Expo II

Cinema salta das telas em festival de 3-D nos EUA

Os filmes mais "sobressalentes" de Hollywood serão projetados desta quinta até domingo no festival de cinema tridimensional "World 3-D Film Expo II", uma oportuna retrospectiva da tecnologia que volta a ficar na moda nas telonas.

O evento oferece uma amostra incomum de filmes, que fizeram história não por sua trama, sua qualidade ou seus atores, mas porque literalmente se sobressaíam da tela.

A mostra traz produções a partir da promessa de "Bwana Devil" (1952), a pioneira da era de ouro do 3-D, de colocar "um leão no colo" de cada espectador.

Depois dela vieram filmes de terror como "Creature from the black lagoon" ou "House of wax", musicais como "Kiss me Kate", de suspense como "Disque M para matar" ou personagens de animação, como Pernalonga ou Popeye em toda a sua forma.

Todos eles são parte da ambiciosa programação do festival, que acontece no Teatro Egípcio de Los Angeles e reúne um total de 33 filmes.

Como reconhece Jeff Joseph, organizador do festival, o cinema 3-D nunca deixou de ser una anedota na história do cinema.

O apoio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e do público durante a primeira mostra, realizada três anos atrás, devolveu a vida e o espaço para os filmes com projeções em que todos os espectadores precisam usar óculos. Tampouco caiu mal o ressurgimento do 3-D entre as novas generações de cineastas.

Em uma indústria como Hollywood, em que as novas versões estão na ordem do dia, e as estrelas desfrutam de voltar à cena, a tecnologia esquecida no passado é a inovação de amanhã.

É o que acontece este ano com a estréia das animações "A casa monstro" e "Lucas - Um intruso no formigueiro" em 3-D.

Os vôos tridimensionales do hombre de aço "Superman - O retorno", cujas projeções nos cinemas IMAX exigiam que a audiência a colocar os óculos coloridos quandoo herói tirava as roupas de Clark Kent. A versão normal do filme arrecadou US$ 128 milhões em 3.650 salas nos Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.