Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Audiovisual

Cinema vai à periferia

O Ministério da Cultura (MinC) vai equipar cem pontos de exibição de filmes e vídeos, cedendo a aparelhagem necessária para a projeção digital e títulos do acervo da Programadora Brasil. O edital do projeto, batizado de Cines + Cultura, sai na próxima quarta-feira (11), às 11 horas, durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, com ações simultâneas em seis estados e no Distrito Federal.

Juca Ferreira, ministro da Cultura, apresentará o programa na capital do país, enquanto o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, inaugurará a primeira sessão, na Comunidade das Pedra, no município de São Sebastião da Boa Vista (Pará). Outros sete Cines + Cultura que já receberam oficinas de capacitação o acompanharão, com suas primeiras projeções, na Bahia, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Periferias

As periferias dos grandes centros urbanos e as áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano serão priorizadas na seleção, que tem por intuito expandir o acesso à cultura, regionalizando a difusão não-comercial de obras audiovisuais.

Os cines poderão escolher entre os 330 títulos que constam do catálogo da Programadora Brasil – mantido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – para compor sua programação. E não precisarão se limitar à oferta do programa, desde que atendam à exigência de manter 60% de conteúdo nacional.

Em paralelo, o MinC promove oficinas de capacitação de cineclubistas, sobre a história do cinema e a linguagem cinematográfica, direitos autorais e sustentabilidade. O que for aprendido será usado pelos participantes tanto na hora de definir a programação e divulgá-la, como nos debates após as sessões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.