Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
festival

Fidé 2015 exibe documentários na Cinemateca

Até domingo (26), serão exibidos mais de vinte filmes realizados por estudantes de doze países

Cena de Homem Comum, de Carlos Nader: filme abre o festival nesta sexta-feira (24). | Divulgação
Cena de Homem Comum, de Carlos Nader: filme abre o festival nesta sexta-feira (24). (Foto: Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (24) a edição 2015 do Festival Internacional do Documentário Estudantil (Fidé), em Curitiba. Até domingo (26), serão exibidos, na Cinemateca, mais de vinte documentários realizados por estudantes de doze países.

A abertura do festival acontece às 19h30 desta sexta, com o longa-metragem Homem Comum, do cineasta Carlos Nader. No sábado, as sessões começam às 15h30, e no domingo, às 17 horas. A programação desta terceira edição do Fidé Brasil inclui ainda um debate, exposição fotográfica e pocket-show. A entrada é franca. A programação completa pode ser conferida no site do festival.

O Festival Internacional do Documentário Estudantil surgiu na França, em 2008, como uma alternativa para valorizar e difundir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Por isso, não trata os documentários de maneira competitiva.

“Não é para estimular quem é melhor, mas para mostrar olhares diferentes de documentários”, explica um dos fundadores da versão brasileira do festival, o curitibano Demian Garcia.

Nos três dias de programação, serão exibidos 22 documentários, entre curtas, médias e longas-metragens, originários doze países diferentes, estre eles Brasil, Cuba, Finlândia, Polônia e Hungria.

Com diferentes linguagens, temas, formatos e abordagens, os filmes têm em comum apenas o fato de terem sido produzidos por estudantes.

“É mesmo um espaço para mostrar os filmes e trocar experiências”, ressalta Garcia.

Independente

Trazido ao Brasil voluntariamente por um grupo de professores da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), o Fidé Brasil é realizado de forma totalmente independente desde sua primeira edição, contando com o apoio de empresários locais sem leis de incentivo ou mecanismos de renúncia fiscal.

A primeira edição do festival em Curitiba, em 2012, teve um público aproximado de 600 pessoas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.