• Carregando...
Em “LEGO Batman”, Will Arnett dá voz ao homem morcego | Warner Bros. Picture/Divulgação
Em “LEGO Batman”, Will Arnett dá voz ao homem morcego| Foto: Warner Bros. Picture/Divulgação

Tantos homens já herdaram a capa preta e a máscara de morcego em Gotham City que “LEGO Batman: O filme” não é nem mesmo a mais famosa encarnação de plástico do personagem.

Não, essa honra, muitíssimo duvidosa, vai para “Batman & Robin” (1997), em que o diretor Joel Schumacher concebeu a versão mais infame do modelo do uniforme do Batman, coladinho e com mamilos marcados, que ficou como uma mancha na carreira de George Clooney, num filme que foi uma bomba tão grande entre a crítica que a franquia acabou congelada por oito anos por causa dele.

Leia também: Como transformei minha mãe em estrela de Bollywood sem querer

Nada, porém, é capaz de matar o homem-morcego do cinema. Há mais de 70 anos ele vem surgindo e ressurgindo na telona, sempre atraindo um rosto másculo, com a mandíbula muito bem definida, para o seu mundo deturpado e rico em vilões para enfrentar.

Então, como é que Will Arnett – que dublou a primeira versão de brinquedo do Cavaleiro das Trevas em “Uma Aventura LEGO”, de 2014, e Batman Lego– se saiu comparado com os muitos homens que já interpretaram Bruce Wayne?

Leia também: Seis filmes da Netflix que celebram e defendem a vida

Segue a nossa lista dos 10 melhores atores do Batman:

10. George Clooney

Antes de embarcar numa carreira que lhe rendeu dois Oscars e oito indicações, Clooney teve que lidar com o fardo de um Bat-desastre que o fez ser indicado a impressionantes 11 Framboesas de Ouro – incluindo “pior casal em cena” para Clooney e Chris O’Donnell, como Robin. Essa extravagância cinematográfica pegou pesado no humor “camp”, mas lhe faltava até mesmo aquele charme irônico da série dos anos 60. Como diz o maligno Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger): “Se eu devo sofrer, que a humanidade sofra comigo”. E como sofremos.

9. Lewis Wilson

Apenas quatro anos após o personagem, criado por Bob Kane e Bill Finger, estrear nas edições dos quadrinhos Detective Comics em 1939, Bruce Wayne já estreava na telona no seriado “Batman”, em 15 partes, de 1943 – em que o nosso herói enfrenta o Dr. Daka, um cientista japonês armado com seu próprio raio mortífero (uma marca dos tons raciais da era da Segunda Guerra Mundial, 18 meses após Pearl Harbor). Como sua estreia no cinema aos 23 anos, Wilson sofreu críticas por conta do seu físico acima do peso e seu sotaque de Boston – criando um longo legado de atores do Batman que foram malhados pelo público.

8. Robert Lowery

Um ator atlético ideal para tais filmes de ação como “A Marca do Zorro”, de 1940, Lowery vestiu a capa preta para o “Batman e Robin” (também conhecido como “A Volta do Homem Morcego”) de 1949 – criando uma longa tradição também de atores que vestiram a máscara aos seus 30 e poucos anos. Lowery tinha o porte físico necessário para o papel heroico, tornando-se famoso mais tarde por sua participação em filmes western.

7. Val Kilmer

Três décadas após Adam West ter passado do papel de Doc Holliday (no seriado “Colt .45” para a TV) até chegar no do Batman, Kilmer fez uma transição idêntica – assumindo o papel do super-herói após o diretor Schumacher ter gostado da sua atuação em “Tombstone – A Justiça Está Chegando”. Mas Kilmer – que havia aparecido no excelente “Fogo Contra Fogo”, que saiu no mesmo ano – não teve mais futuro no papel após “Batman Eternamente”, de 1995 (apesar dos elogios do cocriador do personagem, Bob Kane).

6. Ben Affleck

A piada mais fácil aqui é que a atuação do “Batfleck” – no papel do homem-morcego em “Batman vs. Superman: a Origem da Justiça” e “Esquadrão Suicida”, que saíram no ano passado – é mais dura do que o plástico do Lego. Mas a verdade é que Affleck encontrou alguma ressonância com o público ao interpretar, com profunda gravitas, um Batman mais velho e grisalho – o ator, no geral, se sai melhor com conflitos internos do que exagerando na emotividade –, que acabou sendo uma das melhores coisas num filme tão cheio de defeitos como “Batman vs. Superman”. Porém, é provável que será um futuro filme solo do Batman que irá determinar de fato como julgaremos a sua versão do personagem.

5. Adam West

É mais difícil hoje apreciar o que exatamente West realizou cinco décadas atrás. Muitos Bat-fãs podem menosprezar o teor “camp” da série de TV da década de 60 – que já começava a se desgastar por volta da terceira e última temporada –, mas West acertou o tom de voz do Batman perfeitamente: autoritário, mas com algo de caloroso e engraçado, como se a sua voz de barítono estivesse o tempo todo dando uma piscadinha para o público. Isso ajuda a explicar o porquê de West hoje ser tão querido no circuito de convenções nerd (como na Awesome Con DC do ano passado).

4. Kevin Conroy

Do mesmo modo como o público norte-americano aprecia o trabalho de dublagem de Mark Hamill como o Coringa, nós temos muita estima pelo um quarto de século que Conroy tem em seu currículo como a voz do Batman dos desenhos. Como tal, precisamos colocá-lo acima de outras Bat-vozes notáveis em nossa lista, como Olan Soule e os nomes, que tiveram uma carreira mais breve no papel, de Rino Romano, Diedrich Bader, Will Friedle e Jeremy Sisto. Ainda assim, não foi possível passá-lo na frente de...

3. Will Arnett

A Pixar sabia desde o começo, com “Toy Story”, que, ao dar voz a seres de plástico, é crucial que a performance dos dubladores seja capaz de ressonância emocional. E foi assim que, com os filmes Lego, Arnett surgiu como o Batman perfeito, acertando na mosca aquela posição ideal entre uma paródia durona e soturna do Batman meio asmático de Christian Bale e as piscadinhas da comédia irônica. Enquanto viver o Batman de Lego, Arnett terá um trabalho vitalício garantido.

2. Christian Bale

Falando nele, Bale foi a escolha ideal para ressuscitar a franquia em 2005 – assombroso em seu uso do uniforme de morcego, fazendo com Nolan uma dupla cinematográfica equivalente à formada, no futebol americano, por Tom Brady e o treinador Bill Belichick. Bale sofreu críticas por sua atuação gutural, às vezes quase indecifrável, mas ainda assim funcionou muito bem ao lado dos vilões inspiradíssimos de Nolan, com destaque em particular para o Coringa imortalizado por Heath Ledger. Nolan precisou trazer o Batman de volta do cemitério cinematográfico sem nem mesmo a menor dose de comédia, e Bale fez um trabalho monstro nessas condições.

1. Michael Keaton

Será que os fãs do Batman teriam deixado Keaton pegar o papel hoje, nesta era das redes sociais? Em sua própria época mesmo, foram brutais as críticas a essa escolha do diretor Tim Burton. Mas Burton sabia em 1989 aquilo que muitos não conseguiam enxergar: que Keaton tinha o dom raro de conseguir se equilibrar entre a comédia e o drama com a habilidade de um Karl Wallenda na corda bamba. O fato de ele ter menos de um metro e oitenta não atrapalha muito quando você põe a roupa de morcego, e, debaixo da máscara, Keaton por acaso tinha o queixo perfeito para o papel. Muita coisa podia ter saído errado ainda assim, mas Keaton acabou se tornando uma figura inteiramente icônica com os seus dois filmes do Batman – e sua sombra é ainda a que mais paira sobre todos os futuros aspirantes a interpretar o Batman nas telonas.

Michael Cavna é escritor, artista e cartunista, criador da coluna “Comic Riffs” e resenhista de quadrinhos para a seção de livros do Washington Post. Aprecia a sátira bem feita em quase todas as formas.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]