• Carregando...
O longa A Cidade do Futuro estreia mundialmente no Olhar de Cinema . | Divulgação/
O longa A Cidade do Futuro estreia mundialmente no Olhar de Cinema .| Foto: Divulgação/

A organização do festival Olhar de Cinema, principal evento cinematográfico de Curitiba, afirma ter alcançado o objetivo que perseguia desde a primeira edição, em 2012: uma programação variada, cosmopolita e, na maior parte, inédita no Brasil.

Na quinta edição do evento – que acontece entre os dias 8 e 16 de junho –, dos mais de 90 filmes que compõem o festival, cerca de 90% nunca foram exibidos no Brasil. Boa parte é inédita na América Latina e muitos serão mostrados em estreia mundial.

“O festival dá um passo à frente. Exigir o ineditismo era algo que queríamos fazer desde sempre, mas precisávamos fazer isso sem baixar o nível da programação. Neste ano conseguimos unir as duas coisas”, diz Antônio Junior, um dos organizadores.

Inéditos

Ele destaca estreias mundiais de filmes de cineastas brasileiros importantes, como o “Estranho Caso de Ezequiel”, de Guto Parente, e “A Cidade do Futuro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes.

“Um Outro Ano” , do chinês Shengze Zhu. Divulgação

O organizador também cita estreias sul-americanas de filmes como “Um Outro Ano” , do chinês Shengze Zhu, e “Irmãos da Noite”, de Patric Chiha.

Para Junior, assim o festival mantém o princípio de apostar em descobertas e criadores que ainda não foram reconhecidos pelo grande público, mas que têm um trabalho artístico consistente. “É uma espécie de ‘lado B’ do cinema mundial contemporâneo. E como nos discos, às vezes é no lado B que estão as coisas mais interessantes”.

É uma espécie de ‘lado B’ do cinema mundial contemporâneo. E como nos discos, às vezes é no lado B que estão as coisas mais interessantes.

Ele conta que a edição 2016 chegou a correr risco de não sair, mas conseguiu se viabilizar – ainda que com orçamento menor do que o do ano passado. “Isso não afeta a credibilidade que o festival conquistou nestes cinco anos pela forma como o formatamos, olhando para o passado, para o novo, para o cinema que não está normalmente no circuito comercial”.

Homenagem

“São Paulo S/A” (1965), de Luiz Sérgio Person. Divulgação

Além das estreias, o festival vai homenagear o cineasta Luiz Sérgio Person na mostra “Olhar Retrospectivo”. Serão exibidos cinco longas – entre eles os clássicos “São Paulo S/A” e “O Caso dos Irmãos Naves”, e dois curtas produzidos enquanto Person estudava direção na Itália nos anos 1960.

Na mostra “Olhares Clássicos” estão programados filmes como “Amarcord”, de Federico Fellini, e “A Cor da Romã”, de Sergei Parajanov.

Programe-se

De 8 a 16 de junho no Espaço Itaú de Cinema e no Cineplex Batel.

Informações e ingressos no site do festival.

Outro homenageado é o diretor argentino Matías Piñero, com a mostra “Foco”, criada para apresentar ao público diretores que merecem ser conhecidos. A mostra conta com cinco longas do realizador, que virá a Curitiba para ministrar uma master class, apresentar trechos de seu novo trabalho e debater sobre os filmes exibidos.

A seleção completa de filmes do Olhar de Cinema pode ser conferida aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]