Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cinema

Richard Gere ataca Donald Trump durante o Festival de Berlim

Ator destacou aumento de crimes de ódio ainda durante campanha eleitoral do presidente americano e que as palavras ‘terrorista’ e ‘refugiado’ significam a mesma coisa atualmente nos Estados Unidos

Gere está na Alemanha para apresentar o filme “The Dinner”. | MONIKA SKOLIMOWSKA/AFP
Gere está na Alemanha para apresentar o filme “The Dinner”. (Foto: MONIKA SKOLIMOWSKA/AFP)

Depois de Maggie Gyllenhaal, o ator Richard Gere aproveitou nesta sexta-feira da tribuna do Festival de cinema de Berlim para atacar Donald Trump, acusando o presidente americano de espalhar o medo e promover crimes racistas.

“Quando Donald Trump se tornou candidato presidencial, o número de crimes motivados por ódio aumentou consideravelmente, e acredito que constata-se o mesmo fenômeno na Europa”, onde muitos países enfrentam uma ascensão de partidos populistas ou de extrema-direita, afirmou numa coletiva de imprensa o ator de 67 anos.

Ao apresentar “The Dinner”, um filme de Oren Moverman sobre dois casais confrontados aos crimes de seus filhos, Gere também denunciou a amálgama que Donald Trump fez entre os termos “terrorista” e “refugiados”, principalmente através do polêmico decreto migratório atualmente suspenso.

“Hoje, nos Estados Unidos (terroristas e refugiados) significam a mesma coisa”, lamentou o ator, para quem esta associação de ideias “é a pior coisa feita por Trump”.

“Antes tínhamos empatia por um refugiado. Era alguém a quem dávamos atenção, queríamos ajudar, a quem queríamos dar um teto”, declarou o ator conhecido por defender os direitos humanos e a causa tibetana.

“Infelizmente, temos líderes que atiçam o medo, e esse medo nos leva a fazer coisas terríveis”, insistiu.

Este tema também está no centro de “The Dinner”, que começa como uma refeição comum entre dois irmãos muito opostos e suas esposas antes de se transformar em grande questionamento moral sobre a família e os valores.

Richard Gere interpreta um político com grandes ambições, ao lado de Laura Linney, Steve Coogan e Rebecca Hall.

Na quinta-feira, a atriz Maggie Gyllenhaal, membro do júri da Berlinale, apelou para a resistência contra a política do novo presidente dos Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.