Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Cinemateca exibe 14 filmes em festival de autores europeus

Sessões de filmes de somam a apresentações musicais e a um jantar polonês durante os eventos do Dia da Europa

A Fita Branca, de Michael Haneke, será exibido na quinta-feira (7). Fazem parte da mostra produções da Hungria, da Holanda, da Irlanda, de Portugal e da Espanha. | Divulgação
A Fita Branca, de Michael Haneke, será exibido na quinta-feira (7). Fazem parte da mostra produções da Hungria, da Holanda, da Irlanda, de Portugal e da Espanha. (Foto: Divulgação)

Quatorze filmes de 14 países diferentes estão na programação do Festival de Cinema Europeu, que acontece na Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174) de terça-feira (5) a domingo (10). A entrada é gratuita para todas as sessões.

A mostra tem início na terça-feira (5), às 17 horas, com o documentário francês A Estação de Rádio (La Maison de La Radio, 2013), de Nicolas Philibert. O filme é sobre a Radio France, estação pública de rádio. E também sobre o som. Há entrevistas com produtores, convidados e jornalistas, e algumas revelações: quantos takes são necessários para gravar a acústica perfeita de uma porta se abrindo?

Na sequência, às 19 horas, será exibido o espanhol Diamantes Negros (2013), drama sobre imigrantes que tem o futebol como fio condutor.

Um dos destaques da programação é A Fita Branca (2009), do austríaco Michael Haneke (de Caché e Amor). O drama em preto e branco (a fotografia é espetacular) vencedor da Palma de Ouro de Cannes em 2009 estuda a origem do nazismo a partir de acontecimentos estranhos em uma sociedade reprimida de uma cidadezinha alemã no início do século 20.

A sessão é na quinta-feira (7), às 19 horas. O festival se encerra no domingo, com a exibição do filme húngaro O Investigador.

Também realizado em Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis, Manaus, Natal, Aracaju e Belém, o evento faz parte das comemorações do Dia da Europa (9 de maio), criado para lembrar a paz e a unidade no velho continente.

Jazz e comidinhas

Como parte da programação, um concerto com o pianista de jazz polonês Artur Dutkiewicz acontece na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273), na quarta-feira (6), às 20 horas.

No sábado (10), às 11 horas, no Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971), a Orquestra Sinfônica do Paraná recebe Maximino Zumalave (regente espanhol) e Jitka Hosprová (violista tcheca) para um concerto especial.

A entrada é franca para os dois concertos. Por fim, na terça-feira (12), às 19 horas, um jantar tipicamente polonês será servido na Casa da Cultura Polônia Brasil (R. Ébano Pereira, 502).

O valor é de R$ 85 para o público em geral e de R$ 75 para os associados da Casa da Cultura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.