Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mostra

Cinemateca exibe dez filmes do diretor francês Alain Resnais

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

A comemoração do Ano da França no Brasil e o aniversário de 50 anos da Nouvelle Vague são o mote da Mostra Alain Resnais, que acontece de 11 a 16 de julho, na Cinemateca de Curitiba. Cinco longas-metragens e cinco documentários do cineasta francês serão exibidos nos seis dias de apresentações. Destaque para Hiroshima, Meu Amor, O Ano Passado em Marienbad e Noite e Neblina. Antes da primeira sessão, a jornalista e historiadora Viviane Ribeiro fará um apresentação sobre Resnais (foto) e suas obras. Os filmes em DVD serão exibidos na versão original com legendas em português.

Nascido em 1922, Resnais foi obrigado a interromper a escola de arte dramática para servir o exército na Segunda Guerra Mundial. Não por acaso, temas relacionados à guerra são comuns em suas obras, assim como questões como o livre-arbítrio.

Ao contrário de outros diretores da Nouvelle Vague, Resnais não escrevia os próprios roteiros. Na década de 1940, começou a carreira dirigindo curtas amadores. Em 1955, com o documentário Noite e Neblina, se destacou. Considerado uma das mais fortes obras sobre o Holocausto, o curta descreve o horror nos campos de concentração poloneses. Quatro anos mais tarde, dirigiu Hiroshima, Meu Amor, que retrata o envolvimento de uma jovem francesa com um oficial alemão durante a ocupação nazista.

Outro filme importante é O Ano Passado em Marienbad, de 1961, em que um homem tenta convencer a amante a fugir com ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.