O polonês Krzysztof Kielowski é, sem sombra de dúvida, um dos nomes mais importantes do cinema mundial na segunda metade do século 20. Como forma de homenagear o cineasta, a Cinemateca promove até o domingo (24) a "Mostra Krzysztof Kielowski", que exibe alguns dos longas-metragens mais importantes na obra do diretor.
Na programação do evento, serão exibidos os seguintes títulos: "O Acaso" (quarta, às 20h, e sábado, às 19h), "Sem Fim" (quinta, às 20h), "Cicatriz" (sexta, às 20h), "Não Matarás" (sábado, às 21h10), "Amador" (domingo, às 19h) e "Não Amarás" (domingo, às 21h). A entrada para qualquer um desses filmes é franca.
Nascido em Varsóvia em 1946, Kielowski é considerado um dos maiores nomes do cinema polonês, ao lado de Andrej Wajda (de "O Homem de Ferro") e Roman Polanski (de "O Pianista"). Sua obra tem o homem como foco principal. Seus protagonistas estão sempre em meio a questionamentos morais e sociais.
Entre os trabalhos mais conhecidos de Kieslowski, estão o "Decálogo", série sobre os Dez Mandamentos, da qual fazem parte os filmes "Não Amarás" e "Não Matarás", e "A Trilogia das Cores", integrada pelos longas "A Liberdade É Azul, A Igualdade É Branca" e "A Fraternidade É Vermelha".



