• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

A partir desta quinta-feira (7), os curitibanos poderão conferir "Stapafúrdyo", espetáculo circense que reúne os grupos de teatro Parlapatões e Pia Fraus. Com todo o vigor físico dos shows acrobáticos de nível internacional, aliado a um visual contemporâneo e de impacto, o espetáculo chega à cidade por meio do projeto Circo Roda Brasil e ocupa uma tenda instalada na Pedreira Paulo Leminski. A temporada acontece até 24 de junho, com sessões de quinta a domingo. Em meio ao anúncio de temporadas de circos internacionais na capital paranaense, "Stapafúrdyo" é uma oportunidade de conferir uma linguagem brasileira do gênero. A tenda que serve de palco para o show foi elaborada segundo um projeto inédito no Brasil: sem nenhum mastro interno e com dois arcos de sustentação externa, o que permite maior visibilidade para a platéia e a ampliação das evoluções nos números aéreos. O espetáculo circense usa acrobatas, palhaços e bonecos para representar um universo diferente.

Espetáculo

Com roteiro e direção de Hugo Possolo (Parlapatões), "Stapafúrdyo" reúne os palhaços contemporâneos dos Parlapatões, acrobacias radicais mescladas com street dance, capoeira e coreografias ritmadas, ao lado de bonecos gigantes infláveis e saltos na cama elástica com vôos inusitados, entre outros elementos.

O cenário é formado por grandes estruturas metálicas, que se projetam como uma cidade desordenada e sem sentido, sendo ponto de partida para acrobatas que desafiam a lei da gravidade com números de risco e adrenalina. A música, composta por André Abujamra (Bandas Karnak e Os Mulheres Negras), é tocada ao vivo pela Banda Trombada, formada pelos músicos Fernando Thomaz, Marcelo Dworeck e Daniel Xingu. A coreografia, assinada por Jorge Garcia (recém-saído do Balé da Cidade de São Paulo), mistura elementos da cultura popular com o gestual urbano, e segue o mesmo percurso de fusão de linguagens.

Efeitos de luz, bonecos infláveis e manipulação de objetos fazem do visual de "Stapafúrdyo" um atrativo especial. Entre os bonecos, são destaques os bichos infláveis que representam cruzamentos estranhos como a "Giravaca" e a "Vacagira" (girafa com vaca), além de um número de "poodles", paródia feita com bonecos dos tradicionais cãezinhos adestrados.

O Circo Roda Brasil estreou em São Paulo, em 2006, e já percorreu outras cinco cidades (Bauru, Guarulhos, São José dos Campos, Campinas e Sorocaba). O projeto conta com o patrocínio da RodoNorte (Programa CCR Cultura nas Estradas) e co-patrocínio de Cadbury Adams, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, J. Leiva Marketing Cultural, McCain e Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Confira outras atrações no Guias e RoteirosServiço: Circo Roda Brasil com o espetáculo "Stapafúrdyo". Temporada de 7 a 24 de junho, com sessões nas quintas e sextas-feiras, às 20h; sábados, às 17h e 20h30; e domingos, às 17h e 19h30. Na quinta-feira (07), excepcionalmente, será realizada uma sessão extra, às 17 horas. Pedreira Paulo Leminski (Rua João Java, s/nº, Pilarzinho) R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]