A obra do escritor Valêncio Xavier chega ao cinema com o curta-metragem O Mistério da Japonesa, dos diretores Beto Carminatti e Pedro Merege, que será lançado hoje em sessão especial no Unibanco Arteplex. O trabalho de 17 minutos é baseado no conto "O Mistério da Prostituta Japonesa", do livro O Mez da Grippe e Outros Livros (publicado em 1998 pela Cia. das Letras).
"As pessoas às vezes não se dão conta da importância da obra do Valêncio. A literatura dele permite um envolvimento cinematográfico muito grande, ele consegue fazer uma descrição da história do ponto de vista da psicologia do personagem. Respeitamos essa genialidade do Valêncio no nosso curta", diz Carminatti. "O filme tem um glamour e um erotismo pouco vistos no cinema brasileiro atual. E é uma história que não se fecha, dá margem a uma continuação", completa Merege, lembrando que O Mistério da Japonesa pode ser um dos episódios de um futuro longa-metragem inspirado em outros textos de Xavier.
O projeto do filme completo existe, e concorreu ao edital de cinema do governo do estado realizado no ano passado, ficando em segundo lugar. Para o novo edital, que está recebendo inscrições até o final de janeiro (informações no site www.pr.gov.br/seec), a dupla ainda não sabe se irá reapresentar o roteiro ou inscrever um outro original, escrito pelo próprio Valêncio.
Protagonizado por Anderson Faganello e Stella Simão, o curta traz a história de um homem que vive uma aventura noturna em um quarto de hotel ao lado de uma misteriosa mulher. Ele não consegue esquecê-la e nem reencontrá-la. A novidade do trabalho foi a realização com um tipo de película 35mm de nova geração (janela 185, widescreeen), lançado recentemente pela Kodak. No próximo ano, a produção deve ser inscrita no circuito brasileiro de festivais.
Outros projetos
O curta-metragem Terra Incógnita, dirigido por Beto Carminatti e Gil Baroni, recebeu dois troféus no 12.º Vitória Cine Vídeo, encerrado no sábado passado: prêmio de melhor ator para Ary Fontoura e Prêmio Falcatrua (oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo); o evento ainda premiou os filmes paranaenses Viva Volta (de Heloísa Passos, melhor documentário) e Vísita Íntima (documentário de Joana Nin, prêmio especial do júri). Os cineastas aguardam uma brecha na agenda de Ary Fontoura para lançar Terra Incógnita no Paraná, inicialmente na cidade Guarapuava, onde foi realizado.
Carminatti está filmando no momento o curta O Beijo do Vampiro ao lado de Estevan Silvera, devendo rodar outros dois curtas em 35mm em fevereiro: Mapa Imundi e The End. Merege trabalha atualmente na montagem do longa-metragem paranaense Conexão Japão, produzido por Talício Sirino, além de tentar recursos para seus projetos de documentários em editais e leis de incentivo.
Serviço: O Mistério da Japonesa, de Beto Carminatti e Pedro Merege. Unibanco Arteplex (Shopping Crystal Plaza R. Com. Araújo, 731), (41) 3223-2527. Hoje, às 21h30. Entrada franca.



