Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clássica

Clima de festa e tributo

Orquestra Sinfônica do Paraná faz concerto comemorativo aos 28 anos de fundação e homenageia Alceo Bocchino

O concerto terá a participação do violinista russo Alexander Trostiansky (esq.) | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
O concerto terá a participação do violinista russo Alexander Trostiansky (esq.) (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)

Os 28 anos de fundação da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), completados ontem, serão celebrados com um concerto especial no Guairão hoje, às 20h30, com participação do violinista russo Alexander Trostiansky. A regência é do maestro titular, Osvaldo Ferreira.

O premiado violinista executa o famoso Concerto Para Violino do armênio Aram Khachaturian (1903-1978) – na opinião de Trostiansky, uma obra propícia para um aniversário. "É uma peça muito celebrativa e festiva", conta o violinista, que destaca elementos de nacionalismo da composição de Khachaturian, feita em 1940. "É uma música muito rica, com muitos sabores, cores, uma peça muito viva", diz Trostiansky.

Tributo

O concerto comemorativo também será uma homenagem póstuma a Alceo Bocchino (1918-2013) – fundador e maestro emérito da OSP morto em abril.

"Ele estava bem quando programamos o concerto, e intencionávamos trazê-lo para esta homenagem", lembra Osvaldo Ferreira. A morte recente de Bocchino, no entanto, não transformou o tributo em um ato triste ou sentimental. O compositor será lembrado com o alegre último movimento da Suíte Miniatura (1954), "Cortejo dos Brinquedos".

"Escolhemos a Suíte Miniatura porque entendemos que é uma obra que mostra, além do maestro e fundador, a melhor faceta de compositor de Alceo Bocchino", diz Ferreira. "Esta obra é a cara dele – muito bem orquestrada, com linguagem neorromântica, fiel à geração que explorou a capacidade da música brasileira com seus ritmos, suas melodias, e suas danças", explica o maestro.

A Sinfonia N.º 3, do paulista Camargo Guarnieri (1907-1993), completa o programa também em sintonia com a linha de valorização da música brasileira seguida por Ferreira. "Hoje, compositores brasileiros como Camargo Guarnieri e Villa-Lobos, Mignoni, são patrimônios para a humanidade. A ideia é divulgá-los para continuarem ultrapassando as fronteiras do país."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.