• Carregando...

A editora José Olympio, prestes a completar 75 anos, está mudando o conceito de obras "lado B" com o lançamento de livros menos conhecidas de autores famosos, com a coleção Sabor Literário. Com formato de bolso (12 cm x 18,5 cm) e preço simpático (entre R$ 18,00 e R$ 25,00) já chegaram às livrarias "Sobre Arte Sobre Poesia (Uma Luz do Chão)", de Ferreira Gullar; "Diário de uma Viagem da Baía de Botafogo à Cidade de São Paulo (1810)", de William Henry May; e "Caminhando", do ensaísta e poeta americano Henry David Thoreau (1817 – 1862).

Quando se fala, porém, em Thoreau vem à mente "Walden". Quando se pensa em Virginia Woolf (1882 – 1941), "Mrs. Dalloway" é a referência. Poucos ouviram falar de "Cenas Londrinas", tão interessante quanto o primeiro livro citado. É isto o que a série se propõe: resgatar pequenos volumes de grandes autores.

Confira os próximos títulos a serem lançados entre maio e junho:

Censura e Outros Problemas dos Escritores Latino-Americanos, de Antonio Callado (apresentação de Villas-Bôas Corrêa) – sobre as dificuldades impostas pela ditadura militar. Inédito.

Vinte Dias com Julian & Coelhinho, por Papai, de Nathaniel Hawthorne (apresentação de Paul Auster) – diário das semanas de 1851 nas quais o autor precisou ficar em casa, cuidando do filho Julian, então com cinco anos.

Cenas Londrinas, de Virginia Woolf (apresentação de Ivo Barroso) – seis crônicas nas quais a escritora confirma sua paixão por Londres, escritas entre 1931 e 1932.

As Religiões no Rio, de João do Rio (apresentação e notas de João Carlos Rodrigues) – fora de catálogo há 30 anos, o volume é uma compilação de reportagens publicadas na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, em 1904.

Cartas de Viagem e Outras Crônicas, de Campos de Carvalho (seleção de Cláudio Figueiredo e apresentação de Antonio Prata) – únicas palavras escritas por Campos de Carvalho no longo silêncio que se estendeu de 1964 até a sua morte.

Harpo Fala... de Nova York, de Harpo Marx (apresentação de E.L. Doctorow) – Harpo não fica devendo nada aos falastrões Groucho e Chico ao narrar sua infância em Nova Iorque e falar sobre o humor anárquico da família.

Outros autores (e obras) confirmados:Konstantinos Kaváfis (Poemas), Jim Dodge (Fup), Pagu (Parque Industrial), Gertrude Stein (Paris, França), Lillian Hellman (As Pequenas Raposas, com tradução de Clarice Lispector e Tati Moraes), Arthur Miller (Feia de Rosto), Gore Vidal (Sede do Mal), Juan Benet (Nunca Chegarás a Nada), Fernando Pessoa (O Banqueiro Anarquista), Henry Miller (O Mundo do Sexo), J.G. Ballard (Correndo Doido) e Willem Ellschot (Queijo).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]