Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Charges

Coletânea reúne obra política de Fortuna

Livro compila cartuns de um dos fundadores do Pasquim, crítico ferrenho da ditadura militar na imprensa

Charges de Fortuna resumem com presteza o período da ditadu­ra militar | Reprodução
Charges de Fortuna resumem com presteza o período da ditadu­ra militar (Foto: Reprodução)
 |

1 de 1

Em uma de suas charges, Fortuna mostra um sujeito com pinta de professor de História carregando livros com a promessa de explicar a "Revolução". Jogando os livros no chão, o personagem aponta dois revólveres e resume a instauração da ditadura militar com mais presteza do que qualquer site voltado para estudantes preguiçosos. Às vésperas dos 50 anos do golpe e nos 20 anos da morte do humorista, o livro Fortuna – O Cartunista dos Cartunistas, lançado na última quinta-feira, funciona como uma cartilha não só sobre o negro período da História brasileira, mas principalmente sobre a trajetória de um dos maiores nomes do nosso cartum.

Com organização do caricaturista e pesquisador Cássio Loredano, a compilação é a primeira ação de resgate da obra de Fortuna, chargista político e crítico ferrenho da ditadura, que era (e é) adorado por seus pares, mas pouco lembrado pelo grande público. Colaborador da revista Pif-Paf e jogador do primeiro time do Pasquim ao lado de Jaguar, Ziraldo e Henfil, foi um dos menos conhecidos entre os grandes nomes, que ainda incluíam Millôr Fernandes.

Para preencher as 256 páginas do livro, cujo prefácio é assinado por Ferreira Gullar, Loredano debruçou-se sobre a obra de Fortuna e selecionou 335 cartuns, a maioria inédita em livro e publicada em veículos como Correio da Manhã, Veja, Folha de S.Paulo e Gazeta Mercantil.

Para Felipe Fortuna, um dos quatro herdeiros do cartunista e um dos idealizadores do projeto, é uma sorte que o livro esteja sendo lançado justamente este ano. "Fortuna costumava dizer que cada charge era um editorial. Este livro é como um depoimento que ele deixa sobre o Brasil, sobre a história da política recente, com a qual ele esteve bastante envolvido."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.