Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ACORDES LOCAIS

Como vender música pela internet

Reprodução da página do Trevo Musical na internet |
Reprodução da página do Trevo Musical na internet (Foto: )

O mercado de música independente, no qual encontram-se praticamente todos os músicos do Paraná, está cada vez mais aquecido. Não que isso represente uma grande fatia do bolo do segmento econômico de música no Brasil. Mas está no long tail do mesmo. Dentro desse mercado, saber se vender é essencial. E, para isso, é imprescindível estar na internet. Hoje, a web, com seus sites de relacionamento, consegue furar a fechada estrutura imposta pelos grandes selos, mas ainda é pouco utilizada como possibilidade de negócio. Claro, primeiro é preciso exibir-se, mostrar-se, para então vender-se. No entanto, muitos artistas ficam ainda no "mal-e-mal" exibir-se e esperar que algo aconteça. Poucos sabem usar a web para vender shows e música.

Alguns sites nacionais, como a Trama (http://tramavirtual.uol.com.br), são companheiros dos músicos para tentar vender o seu produto, que pode ser "baixado" sem custo para o internauta e ainda render uns trocadinhos para o artista. Mas surge também um site especializado em venda de música pela rede que pode ser usado de forma simples e rápida por qualquer músico, até mesmo aquele que mal sabe a diferença entre um download e um upload. E quem está facilitando a vida destes artistas é uma empresa paranaense, a Trevo Digital (http://www.trevodigital.com.br). Ela se autodefine como "a primeira loja digital do Brasil para o independente" e adotou o slogan "Música para sair da linha".

Por esta loja digital, o artista – ou selo independente, ou os dois juntos – podem colocar suas músicas a uma anuidade de R$ 30, e vendê-las pelo preço que estipular, deixando uma taxa de cerca de 20% do preço para a administração do web negócio. O site ainda precisa de muitas melhorias, tanto para quem vende quanto para quem compra, mas isso não anula a iniciativa. A idéia é boa, pois reúne divulgação e o negócio (ainda incipiente, é claro, mas tudo indica que terá futuro próspero). Qualquer um, seja ou não artista, pode ajudar a vender uma banda, basta colocar em um blog ou em uma página da internet o "player" do site, precisando apenas copiar e colar o código de acesso. Vale dar uma olhada e agitar este novo segmento de negócio de música.

Plêiade no TUC

Um dos melhores lançamentos da discos de banda de Curitiba neste ano foi o FF, da Plêiade (http://www.myspace.com/bandapleiade). Mostrou um grande crescimento de composiçao, execução, arranjos, desempenho e cuidado com a gravação desde o primeiro disco, A Descoberta, lançado há dez anos. Para quem ainda não conhece e para os fãs, uma grande oportunidade para acompanhar o show ao vivo será amanhã, no TUC. A entrada custa apenas R$ 3 e você ainda pode comprar o CD.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.