• Carregando...
Áyira: meio emo, meio punk, tem tudo para tocar em Malhação | Divulgação
Áyira: meio emo, meio punk, tem tudo para tocar em Malhação| Foto: Divulgação

Na segunda-feira, no Caderno G, uma boa reportagem mostrava a passagem de quatro bandas curitibanas (ruído/mm, Copacabana Club, Sabonetes e Heitor e Banda Gentileza) pelo palco do Inferno Club, de São Paulo. É o som da província dando seus ares no underground da metrópole.

Na semana anterior, o blog da Gazetinha trazia um outro lado do rock de Curitiba, o que está prestes a estourar e fazer sucesso. Assim como Tiago Iorc, que tocou em trilha de novela, a banda paranaense Hevo 84 entrou para a trilha de Malhação nesta nova fase da "novelinha", em 2009. Sim, há, entre as dezenas de bandas de garagem curitibanas, aquelas que se preocupam em fazer um som mais comercial, de assimilação mais fácil e rápida, sem ruídos estranhos e letras literárias.

O som comercial é feito para tocar em rádios e televisões populares, para agradar a um gosto médio que não tolera sustos. Não quer dizer que quem opta por esse tipo de música seja ruim ou que essa busca pelo sucesso seja intolerável. Essa discussão não rende. Cada um gosta daquilo que lhe cai melhor aos ouvidos, ou do que a turma confiável recomenda.

Uma nova banda curitibana trilha este caminho de procurar tocar em todos os lugares, de deixar cravado em nossos ouvidos os refrões grudentos e os riffs de guitarra chavões. Trata-se da Áyira, nome que, como os componentes explicam, vem do tupi e quer dizer "filha". Com um tipo meio emo, meio punk, tem tudo para tocar em Malhação, ou nas FMs campeãs de audiência sem que isso seja demérito para o grupo. É apenas um caminho. E a Áyira caminha com competência no estilo que embala os fãs de NX Zero, Fresno e Hevo 84. E sonha ser finalista do Prêmio Multishow.

A Áyira é formada por Cléber Silva, o Panda (voz), Paulo Robert (guitarra), Marcelo Costa (guitarra), Marko Leo (baixo) e Ricardo Blasch, o Nego (bateria). Pode ser ouvida pelo MySpace www.myspace.com/ayiramusic) ou pelo Trama Virtual (www.tramavirtual.com.br/ayira). O endereço no Orkut é: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=42235298.

O som do verão

Calor, sol e, para os privilegiados, boa praia. Isso tudo cai bem com boa música. Aí vem a dúvida. Os músicos paranaenses têm algum hit de verão? Alguém leva para a praia um disquinho ou um tocador de MP3 carregado com som paranaense? Para você, leitor, qual seria o som paranaense para curtir o verão? Pode comentar pelo blog Sobretudo (http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/sobretudo) ou mandar e-mail para blogsobretudorpc@gmail.com. Vamos ver se achamos o "hit pinhão" do verão, se é que ele existe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]