Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ACORDES LOCAIS

O terror e a música

 |

Coincidências de um mundo violento. As bandas Relespública e Terminal Guadalupe lançaram, quase ao mesmo tempo, duas ações relacionadas com músicas que falam destes tempos de terror. No dia 11 de setembro, a TG liberou em sua página no MySpace (http://myspace.com/terminalguadalupe) a música "Torres Gêmas", enquanto a Relespública acaba de lançar o clipe da música "Homem Bomba". Então vamos por partes.

"Torres Gêmeas" é a primeira parceria de letra e música de Dary Jr. e Allan Yokohama, do TG, mas que só agora ganha versão gravada. A música faz uma referência vaga ao terror, trazendo-o para o relacionamento meio caótico de um homem e uma mulher: "O medo era desculpa, errei/Foi fácil revidar/Aos meus ataques passionais/ ... /E o que restou de nós?/Meu mundo desabou/Eu ouço um fio de voz/Entre os escombros dorme o nosso amor".

Já a música que Fábio Elias fez para o Reles é mais direta: "Homem-bomba, carro bomba, bomba no metrô/Levar bomba, bomba de efeito moral/Rombo na camada de ozônio/Lutas armadas, guerra civil/Crimes hediondos e atentados/Medo e delírio nos dias atuais". O clip e a música fazem parte do lançamento do disco Efeito Moral, que a banda disponibilizou integralmente para ser baixado de forma gratuita pelo MySpace (http://br.myspace.com/relespublica). Clipe, música e disco são bons e quem não baixar será vítima de si mesmo.

O TUC entre grades

Na quinta-feira passada fui ao TUC ver os shows das bandas OAEOZ e Terminal Guadalupe. Dois bons shows de duas boas bandas, mas aqui vai um protesto, que não tem nada a ver com música. A Galeria Julio Moreira, onde está localizado o TUC, foi construída para ligar o Largo da Ordem à Praça Tiradentes, facilitando a vida dos pedestres que não precisariam cruzar a movimentada Travessa Nestor de Castro. A idéia de colocar um teatro ali era para aproveitar este fluxo de pessoas. Então, alguém pode explicar por que as grades da galeria são fechadas para os pedestres quando o TUC está em funcionamento? É isso que vem acontecendo a cada quinta-feira. Por volta das 19h30min, um funcionário da prefeitura fecha a galeria e só deixa uma pequena passagem, em apenas um dos lados, para aqueles que vão assistir ao show. Algumas pessoas já me falaram que desistiram ao vir da Praça Tiradentes e, do alto da escadaria, ver as grades fechadas. Acharam que o show estava lotado ou a apresentação seria cancelada. E a pequena entrada só fica aberta do lado do Largo da Ordem.

Uma galeria é construída para dar passagem às pessoas. Se a opção de fechar as grades é por uma questão de segurança, melhor seria destacar um guarda municipal para o local, afinal o posto da guarda fica a 20 metros de distância. Parece óbvio que é justamente quando há espetáculo no TUC que a galeria deveria ficar aberta, para permitir que qualquer pessoa que passe por ali decida entrar e aproveitar um pouco de cultura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.