• Carregando...
 | Felipe Lima
| Foto: Felipe Lima

Não, criança, não se confunda com os noticiários, há mais paz que guerra no mundo, claro, acontece só que paz não dá notícia. Lembre que a guerra ocupou quatro anos de noticiários na Segunda Guerra, e os festejos pela paz, povo dançando nas ruas, soldados com flores nos fuzis e batom nas bochechas, isso só deu notícias poucos dias.

Sim, menino, há fabricantes de armas e governos que vêem armas apenas como produtos de exportação, mas também há gente que rejeita qualquer violência por acreditar que só com paz e consenso se consegue avançar, e avançamos em todos os países, somos o maior exército do mundo, sem disparar um tiro, só dando exemplos de vida em paz.

Não, menina, não há apenas tarados à espreita pelos caminhos, lembre-se que o lobo comeu a vovó, ia comer Chapeuzinho mas ela achou um amigo caçador que acabou com o lobo.

Não, jovem, não acredite que a vida não tem sentido e tudo é vazio, o mundo está cheio de gente com esperança e alegria. Olhe ali mesmo um pedreiro assobiando enquanto mistura massa, quem sabe ele esteja com esse assobio já comemorando mais uma obra, ganhando o pão de cada dia e deixando tantas casas futuro afora.

Não, moço, não pense que todo mundo é desonesto, ao contrário, a maioria é gente honesta, pois se todos fossem desonestos nem haveria mercado, economia, crédito, seríamos a maior das quadrilhas, todo mundo roubando todo mundo e, sem gente para trabalhar e produzir, nem haveria o que roubar.

Não, cidadão, a política não é só podridão, também é melhoria, veja que há apenas um século as mulheres nem podiam votar, antes só os ricos votavam, e durante décadas o povo votou sem cobrar dos eleitos e do sistema, mas agora até criança manda torpedo no celular cobrando um mundo novo, governos transparentes e serviços públicos decentes. Na fábula só um menino viu o rei nu, mas agora muita gente vê...

Não, amigo, nem todo fanático é terrorista, nem todo terrorista é imune ao tempo e à compreensão. E na China o governo está combatendo o racismo de maiorias contra minorias através de... bolsa-casamento, premiando com dinheiro casamentos de diferentes etnias, e está funcionando que só vendo, li no New York Times da Gazeta, quem diria, tanta gente augurando que os jornais vão acabar e recebo o NYT em casa toda terça-feira!

Não, senhor, a religião não é ópio do povo, é refúgio e consolo, congraçamento e apoio, e é claro que há padres pedófilos e pastores picaretas, mas as melhores empresas também tem gente má e gente boa, e só sobrevivem enquanto contam com mais gente boa do que má; então confie e apóie o bem, deixando o tempo trabalhar sempre vencendo o mal.

Não, meu velho, com a morte não te assuste, se encarares a morte gozando até os últimos momentos, um chá trazido pela neta, ventinho entrando pela janela, flor abrindo e tempestade fechando, lindos raios, belos trovões, até o último minuto tudo ainda estará mais vivo que nunca.

Sim, Leminski, apesar de tudo e diante de tanta coisa errada, trilhamos nossa estrada vendo tanta coisa ser consertada, tanta beleza acontecendo, que o melhor é ir repetindo com você:

– Valeu!

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]