
Duplo sentido em português fez o sucesso ganhar versão adaptada para novela brasileira: "Justa a troca", diz o cantor. Kuduro foi substituído para "com tudo"
"Oi, oi, oi! Vem pra quebrar, com tudo vamos dançar." Goste ou não, a letra da versão brasileira da música Danza Kuduro está na cabeça de muita gente, graças à novela global Avenida Brasil. E é sobre essa onda de sucesso que o cantor e compositor da composição original, o luso-francês Lucenzo, realizará hoje uma apresentação na festa à fantasia Mix Fantasy, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
Quem espera ouvir a música tema da novela das 21 horas na versão original, terá a oportunidade de prestigiar na festa a canção de Lucenzo sem a pequena alteração que recebeu antes de se tornar a trilha sonora de Avenida Brasil. Com duplo sentido no português, o nome do ritmo africano, kuduro, foi substituído para "com tudo".
A mudança pode até não ter agradado os fãs da canção, mas o cantor e compositor da letra não tem o que reclamar. "Achei justa a troca, por mim não tem problema", afirmou o luso-francês, em entrevista à Gazeta Maringá.
A opinião dele pode não surpreender, mas as primeiras referências do cantor a respeito da música brasileira, com certeza vão. "Descobri a música brasileira através de Gino e Geno", revelou. "Meus primos os admiravam." O primeiro contato com o sertanejo aconteceu quando ele ainda era criança e visitava tios em São Paulo.
Confira um pouco mais do bate-papo e leia um perfil do cantor no GAZ+ do sábado dia 22.
Conhece muitas músicas brasileiras? Tem algum cantor ou cantora que você considera de alto nível internacional?Recentemente, admiro muito a Claudia Leitte, que me recebeu com tanto carinho no carnaval, além da banda Psirico. O Michel Teló, que também é meu amigo, e com a percepção que tenho de uma pessoa que vive fora do Brasil, a música Ai Se Eu Te Pego foi o sucesso brasileiro mais ouvido, muito sucesso na Europa e foi a música que teve mais impacto fora do País na minha opinião.
Quando surgiu hit Kuduro?Há muitos anos. Descobri o estilo em Portugal e depois na França. O kuduro não era autêntico, era um estilo mais comercial para rádios, então um dia decidi ingressar neste estilo musical. O kuduro é um estilo filosófico. Vem da Angola, falado em português e quis aproveitar o fato de eu falar português e ser português para fazer uma música do estilo kuduro. Já gostava do estilo e tinha a facilidade do idioma, então tentei compor um tema para o kuduro e dessa forma nasceu a primeira versão da música Vem Dançar Kuduro, que todos conhecem agora no mundo. Vem Dançar Kuduro serviu para o seu nome estourar no mundo inteiro?Sim, com certeza. Foi com o tema Vem Dançar Kuduro, a versão com Big Ali, rapper americano, que fui número 1 a nível nacional na França, além de ser a música mais tocada nas discotecas em Portugal e vários países da Europa. Depois desse sucesso encontrei o cantor de reggaeton Don Omar, e decidimos fazer uma versão mais latino-americana, nascendo então a versão "Danza kuduro", que é a que tem mais sucesso no mundo.
Então foi a versão Danza kuduro que te fez bombar no mundo todo?Isso. Essa versão bateu todos os recordes da música latina e hoje ainda é a música latina mais vista no Youtube, além de ter sido trilha sonora do filme Velozes e Furiosos 5, indicada cinco vezes nos Estados Unidos, na Billboard, como Latin Song Of The Year. Destas cinco indicações, eu ganhei três prêmios. Foi número 1 no topo das paradas Billboard por mais de 16 semanas nos Estados Unidos, em quase toda América Latina, costa da Europa, Japão, África etc. Esta música deu a volta em quase todo o mundo e foi a versão que me transformou em um artista internacional.



