• Carregando...

Depois de passar por Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro com apenas cinco integrantes, o grupo mexicano RBD finalmente se apresentou como um sexteto na noite deste sábado (29) no Anhembi, em São Paulo. A presença da cantora Maite – que não havia comparecido anteriormente aos shows pelo Brasil – fez a alegria de 15 mil fãs na capital paulista. Os ingressos se esgotaram pouco antes do início da apresentação.

A surpresa, aliás, veio em dobro: ao final de duas horas de espetáculo, o grupo anunciou que retornaria a São Paulo para mais um show da "turnê do adeus" no dia 9 de dezembro. O mesmo havia acontecido na noite de sexta (28), durante o show no Rio de Janeiro, quando foi anunciada uma apresentação extra na cidade no dia 10. O RBD vem gerando protestos desde que tornou pública a notícia de sua separação, em agosto deste ano.

"Quando soube que o grupo ia terminar, eu morri. Minha vida acabou", exagera a estudante Cecília Etrusco, de 18 anos. Ela encarou uma viagem de nove horas de ônibus de Belo Horizonte até São Paulo só para ver os ídolos mexicanos pela última vez. "A gente espera que eles não estejam se separando de verdade".

Ela assistiu ao show acompanhada do amigo Júlio César Lima, também estudante de 18 anos. "Tivemos de enfrentar a oposição das nossas mães para viajar", conta ele. "Chorei, fiz greve de fome durante dois dias e acabamos conseguindo". Fãs de Anahí, os amigos falam em coro sobre os motivos que os levaram a gostar de RBD: "As músicas deles nos ensinam a acreditar nos nossos sonhos e não desistir nunca".

"Sonho que virou realidade"

E assim, em clima de esperança – e no meio de muita gritaria, fumaça e luzes -, o grupo entoou canções de seus quatro álbuns de estúdio, de "Rebelde" (2004) a "Empezar desce cero" (2007). "Cariño mio" foi escolhida para abrir a apresentação, com direito a um jogo de sombras com os integrantes dançando atrás de tecidos. Vestindo as tradicionais sainhas ou shorts curtos e tops nada comportados, Anahí, Dulce Maria e Maite cantaram "Aún hay algo" acompanhadas de Alfonso, Christian e Christopher.

Ao fim de "Celestial", Christian cumprimentou a platéia e agradeceu a presença dos fãs, no primeiro de uma série de "diálogos" em portunhol com o público brasileiro. A ruivinha Dulce apareceu com a bandeira do Brasil. Já Anahí foi mais longe: "Nós estivemos em várias partes do Brasil, e tenho de dizer uma coisa. Vocês são o nosso sonho que virou realidade", falou.

As animadas "Um poco de tu amor" e "Outro dia que va" fizeram a platéia cantar e dançar de pé sobre as cadeiras. Os fãs vibravam a cada vez que Anahí jogava a cabeleira platinada de um lado para o outro, com as mãos na cintura. Em um dos momentos mais aplaudidos, as três garotas do grupo dançaram juntas, abraçadas, ao som dos gritos de "inseparáveis!" vindos da pista.

"Hoje estou muito sensível", disse Maite, antes de "Ser o parecer", com os garotos de volta à cena. Chega o momento das baladas, e o grupo canta "Solo quedate en silencio" e "Inalcanzable". Na seqüência, Christopher faz o público teen derreter com "Light up the world", em inglês, sem deixar de dar o seu recado: "Sempre vamos nos lembrar desta noite".

O som bem alto das batidas do coração é a deixa para o retorno de Anahí ao palco, com um figurino renovado, para uma apresentação solo de "Salvame". "Hoje senti uma coisa diferente", começou. "Mais do que nunca temos de ficar felizes porque a vida nos deu a oportunidade de estarmos juntos. Se você sonhar com o coração, o universo conspira para você".

Clima de paquera

Para (mais) delírio dos adolescentes, o número que vem em seguida sugere que os integrantes se dividam em pares, deixando no ar a possibilidade de se beijarem a qualquer instante ao som da música "Este corazon". A propósito, "Quiero beso" foi uma das frases que apareceram no telão ao lado do palco, escrita em uma faixa por um grupo de fãs.

Na sua vez de se apresentar sozinho – em "Tu amor", acompanhado apenas de piano – Christian ressaltou a tolerância. "O amor é o mais importante, independente da preferência sexual". Já Dulce leu um trecho de seu livro antes de cantar "No pares".

A banda emenda "Solo para ti" e "Empezar desde cero". "Nuestro amor" e "Tras de mi" encerram a primeira parte do show. Como não poderia ser diferente, os seis integrantes retornam para o bis vestidos em seus uniformes vermelhos de estudantes, com saias e gravatinhas, e encerram o show com "Rebelde" – mas sem perder a ternura, é claro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]