
O centenário de nascimento de Vinicius de Moraes, comemorado no próximo sábado, ganha as praças e salas de concerto de Curitiba nesta semana. O Sesc Paço da Liberdade tem uma extensa programação, que começa na manhã de hoje, com a abertura de uma "casa muito engraçada", instalação inspirada na canção infantil "A Casa", de autoria do poeta e compositor.
Dentro, a promessa de muitas surpresas. As paredes, imantadas, permitirão compor as palavras de poemas, em meio a desenhos. Uma mostra de fotografias retrata crianças fazendo uma letra em linguagem de sinais. E é ali mesmo que acontece o show Vinicius e Toquinho, da banda Trombone de Frutas, às 19 horas.
A partir das 16 horas, dentro do Paço, alunos do ensino médio da Escola Maria Teixeira Aguiar apresentam atividades realizadas em contraturno, envolvendo filmagens e releituras de letras de Vinicius com novos ritmos como o funk.
Dentro do Paço, o bate-papo A Poética de Vinicius de Moraes, a partir das 20 horas, reúne os dois autores de Antologia Poética (Cia. das Letras): Eucanaã Ferraz e Antonio Cicero.
Na quarta e na quinta-feira, as cantoras Laís Mann, Ane Adade e Michelle Pucci emprestam voz e corpo a letras do mestre, a partir das 19 horas, na Sala de Atos do Paço, acompanhadas por Jeff Sabbag (piano), Cristian Julian (baixo) e Endrigo Bettega (percussão).
O cineminha ao ar livre já experimentado pelo Paço em janeiro deste ano volta ao cartaz na quinta (A Luz do Tom, de Nelson Pereira dos Santos) e na sexta-feira (Vinicius, de Miguel Faria Jr.), sempre às 20 horas, na Praça Generoso Marques. A primeira edição reuniu em média 700 pessoas por noite. "A escolha de Vinicius foi até óbvia, pois é o filme mais completo sobre ele, em termos de cinebiografia", diz o técnico responsável pela área de cinema do Sesc, Aristeu Araújo.
Para encerrar, no sábado terá a aula-show "Vinicius", do professor e músico José Miguel Wisnik.
"Fazemos muitas homenagens, mas Vinicius é muito mais conhecido [que os demais escolhidos] por apelo afetivo e por sua obra ser tão popular. As letras estão no cinema e em peças de teatro", lembra a gerente executiva do Sesc Paço da Liberdade, Celise Niero.
Só neste ano, o Paço já homenageou o músico-performer John Cage, o escritor Rubem Braga, o filósofo Kierkegaard, o compositor Wagner e o pintor francês Delacroix e lembrará ainda o enciclopedista e dramaturgo Diderot, o escritor Albert Camus e o pintor Edvard Munch.
Outros espaços
A comemoração ao centenário de Vinícius ocupa outros espaços da cidade também. O compositor Plínio de Oliveira apresenta no Guairão, na sexta-feira, o show Plínio Canta Vinícius, que terá um coro infantil, e três cantores eleitos pela internet para o evento. No hall de entrada do teatro, uma exposição reunirá 100 poemas enviados por fãs do poeta.
O Conservatório de MPB de Curitiba aproveitou as comemorações de seus 20 anos e incluiu uma semana de honrarias a Vinicius. Nesta quinta-feira, haverá uma roda de choro especial, às 17 horas, e, no sábado, às 12 horas, show de encerramento da semana comemorativa.



