• Carregando...

A prefeitura de Curitiba anunciou na quarta-feira (18) o início das obras de restauro do Paço Municipal, localizado na praça Generoso Marques, único edifício da cidade tombado como patrimônio histórico nacional. Depois das reformas, o prédio, que já abrigou a sede da prefeitura e o Museu Paranaense, vai se transformar em um centro cultural gerido pelo Sesc e pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Em uma primeira etapa de trabalho, os técnicos da Emadel, empresa que venceu a licitação para o restauro, fizeram uma avaliação dos materiais do prédio. Uma das prospecções foi feita para retirar as camadas de tinta das paredes em busca da pintura original do prédio. Em alguns lugares foram encontradas sete camadas extras de tinta. O próximo passo será o planejamento da reforma. O projeto será encaminhado ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o prédio é patrimônio tombado.

Outro trabalho de prospecção foi feito nas madeiras do prédio. Os técnicos avaliaram o estado do forro feito em estuque. Parte deste forro e dos ornamentos já foi retirado anteriormente, por estar apodrecido ou ter cupim. A equipe de restauro também iniciou a retirada da tinta das janelas de madeiras com aparelho de ar comprimido.

Ao mesmo tempo em que trabalha dentro do prédio, a empresa responsável pelo restauro também está fazendo um trabalho de pesquisa documental. O objetivo é encontrar material fotográfico que revele detalhes sobre as cores originais do edifício e outros documentos que sejam úteis para recuperar os detalhes da época da construção. O prédio foi inaugurado em 1916.

Quando estiver concluído, o centro cultural terá sala de atos, sala de cinema, auditório, espaço de artes, biblioteca, entre outros. O Sesc será responsável pela aquisição de todo o mobiliário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]