
A conceituada companhia russa Moscow City Ballet vem a Curitiba, Paraná, no dia 6 de novembro para apresentar o balé "O Lago dos Cisnes" no Teatro Guaíra.
A turnê, que começou no Rio de Janeiro no dia 23 de outubro, passa ainda por oito cidades brasileiras. Para as apresentações no Brasil, foram escolhidos quatro repertórios completos dos clássicos "O Quebra Nozes", "Romeu e Julieta", "O Lago dos Cisnes" e "Cinderela".
Curitiba recebe apenas "O Lago dos Cisnes". O balé chegará ainda a Juiz de Fora (30 de outubro, "O Lago dos Cisnes"), São Paulo (3 e 4 de novembro, "Cinderela"), Belo Horizonte (8 e 9 de novembro, "O Quebra-Nozes"), Santos (11 de novembro, "O Quebra-Nozes"), Recife (14 e 15 de novembro, "O Lago dos Cisnes" e "Romeu e Julieta"), João Pessoa (17 e 18 de novembro, "O Lago dos Cisnes"), Brasília (21 e 22 de novembro, "O Quebra-Nozes") e Goiânia (23 de novembro, "O Quebra-Nozes").
No elenco das apresentações no País estão as primeiras bailarinas Gulmur Sarsenova, Maya Vishnyakova, Natalia Padalko e Valeria Guseva, além dos bailarinos principais Sergei Zolotarov e Talgat Kozhabaev.
O Lago dos Cisnes
"O Lago dos Cisnes" é um balé dramático divido em quatro atos e composto pelo russo Tchaikovsky. A estréia da peça aconteceu no Teatro Bolshoi em 1877, mas foi um fracasso por conta da má interpretação da orquestra e dos bailarinos. A segunda versão estreou no ano seguinte e é apresentada até hoje.
A peça conta a história de um príncipe que completa 21 anos. No baile de comemoração de seu aniversário, ele deveria escolher uma noiva. No entanto, ele prefere comemorar com os amigos.
O príncipe chega a um lago repleto de cisnes e, quando está pronto para atirar, ele vê os pássaros se transformarem em princesas. Elas estão sob um feitiço que só será quebrado quando um jovem lhe jurar fidelidade à meia-noite. Ele declara seu amor e a convida para o baile, para apresentá-la como sua noiva.
Ele nota que quem chega ao baile não é sua noiva. Desesperado, ele volta ao lago onde encontra sua amada e suas amigas. Juntos, eles se jogam no lago e é neste momento que o encanto se quebra, e o casal vive feliz para sempre.
A Companhia
Fundada em 1988 por Victor Smirnov-Golovanov, coreógrafo e ex-primeiro bailarino do Ballet Bolshoi, a companhia tem por objetivo se tornar uma das mais importantes da dança clássica, considerada uma das mais importantes heranças da Rússia para a arte e cultura.
Com 18 anos de estrada, se tornou uma das mais conceituadas de seu país de origem, e exibe um dos maiores currículos de turnês por todo o mundo um total de 2 mil e 100 apresentações distribuídas nos mais diversos países.
Reconhecido por todo o mundo pela perfeição de seu corpo de baile, as produções buscam manter o estilo e integridade dos balés clássicos com elevado padrão de apresentação. Com mais de 50 bailarinos, o grupo já recebeu críticas positivas de alguns dos jornais mais importantes do mundo como, por exemplo, o New York Times, que descreveu o corpo de baile como "um dos pontos altos da companhia, tal a sua competência técnica e artística".



