• Carregando...
Raising Sand mistura blues, country, bluegrass, soul e folk | Divulgação
Raising Sand mistura blues, country, bluegrass, soul e folk| Foto: Divulgação

A grande surpresa do Grammy 2009 foi a escolha de Raising Sand, CD gravado pela dupla formada pelo roqueiro Robert Plant – integrante da banda Led Zeppelin – e pela musa country Alison Krauss, como álbum do ano. O encontro inusitado entre artistas aparentemente tão distintos rendeu outros quatro prêmios: gravação do ano (por "Please Read the Letter"), melhor interpretação pop em colaboração,, melhor gravação country em colaboração e melhor álbum contemporâneo de folk. Todos merecidos.

Assim que anunciada, a parceria entre Plant e Allison inspirou desconfiança entre os fãs do Led Zeppelin. O que estaria um dos maiores ícones do rock pesado fazendo ao lado de uma cantora country? Puro preconceito. Afinal, não é de hoje que o cantor flerta com outras vertentes musicais, como o blues e o folk.

Raising Sand, independentemente da categoria em que seja enquadrado, é um grande disco. Mistura com lirismo e originalidade o blues e o country,também flertando com o bluegrass (vertente da música regional norte-americana), soul, folk, e, é claro, um pouco de rock. As vozes privilegiadas de Plant e Alison estão em sua melhor forma. Vocalistas experientes que são, eles se complementam com harmonia nos duetos ou brilham sozinhos. Sempre a serviço de um belo repertório, gravado em apenas dez dias, em clima bastante intimista.

A seleção e produção do álbum, disponível no mercado brasileiro, são do premiado T Bone Burnett, vencedor do Grammy de melhor álbum pela excelente trilha sonora do filme E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (O Brother, Where Art Thou?). Burnett já trabalhou com Elvis Costello, Roy Orbison, k.d. lang, Cassandra Wilson e a própria Alison Krauss.

O produtor palpitou em todo processo de realização de Raising Sand. Tanto que o primeiro single do disco, "Gone Gone Gone (Done Moved On)", foi escolha dele. Sucesso na década de 1960 na voz dos Everly Brothers, rendeu uma versão em dueto deliciosa, um rock leve embalado por guitarra e percussão que dá a oportunidade de brilhar aos agudos característicos de Plant.

A premiação de "Please Read the Letter" como a gravação do ano, embora inesperada ("Viva la Vida", do Coldplay era a favorita), confirma o que se percebe no disco. A regravação da faixa incluída em Walking into Clarksdale (1998), o último disco de Plant com Jimmy Page, é a melhor música de Raising Sand. "Por favor, leia minha carta, e prometa que irá guardar os segredos e memórias dentro de você", diz a letra. Parece que o apelo foi ouvido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]