Uma história de combates e mistérios guardada na fronteira do estado do Paraná com Santa Catarina inspirou o jornalista e escritor paranaense Wilson Gasino a escrever o romance de ficção histórica O Reino Místico dos Pinheirais (Ed. Scortecci). O livro, que já está disponível nas livrarias, será promovido hoje, às 18h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, onde o autor fará uma noite de autógrafos.
O romance conta a trajetória de uma família dividida pela guerra sertaneja, em um misto de ficção e fatos históricos, além de toda a mitologia que envolve a Guerra do Contestado conflito ocorrido entre 1912 e 1916, entre caboclos e comandantes da República, que contribuiu representativamente para a formação do Sul do país.
Embora o conflito tenha permanecido adormecido por mais de meio século, ocupa desde a década de 60 e hoje ainda mais a atenção de historiadores e curiosos. Gasino considera de extrema importância registrar esse tema. "É uma história riquíssima, da luta de uma sociedade urbana, mística e científica."
O escritor considera que o Paraná tem "mania" de não valorizar a sua História. Gasino, que foi editor da Gazeta do Povo e do Jornal de Londrina, morou quatro anos na Bahia. Lá, encontrou, assim como no Rio Grande do Sul, um passado que ainda é vivo. "Eles sabem quem são as pessoas que dão nome às ruas", diz. Ele percebe que, nesses lugares, a história e antigas culturas são festejadas e contadas com orgulho. Para Gasino, no Paraná não deveria ser diferente. "João Gualberto, por exemplo, foi um dos combatentes no conflito. O primeiro avião a participar de uma ação militar na América foi no Contestado."
Trama
A zona fronteiriça do Paraná com Santa Catarina no século 19 era o chão de caboclos apegados a profecias, dominada por coronéis inescrupulosos e guiada por monges místicos.
É nesse contexto que, em uma noite de tempestade, Francisca se prepara para dar à luz trigêmeos. Em uma casa isolada no mato e sem ajuda de ninguém no momento do parto, ela sonha com o monge João Maria, dizendo a ela que um dos filhos já nascerá morto e que ela terá de dividir em pedaços os corações dos três para que os outros dois meninos possam sobreviver.
Quase duas décadas depois, o país vive um dos maiores conflitos armados já registrados, a Guerra do Contestado, com cerca de 10 mil mortos. Os gêmeos Miguel e Gabriel assumem posições antagônicas na revolta, enquanto Asrael, o terceiro irmão, os rondará como uma sombra por toda a saga.
Durante dois anos, Gasino realizou muitas pesquisas e imergiu no contexto da guerra, para que pudesse relatar essa trama de personagens interessantes que levantam questionamentos inerentes a todo ser humano, sem abandonar as peculiaridades daquele momento histórico.
* * * *
Serviço:
Lançamento do livro O Reino Místico dos Pinheirais (Ed. Scortecci), de Wilson Gasino. Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 3330-5119. Hoje, às 18h30. Entrada franca.




