Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Criatividade

Conteúdo em 20 segundos

Evento que surgiu no Japão e virou febre em diversas capitais do mundo, Pecha Kucha será realizado em Curitiba pela primeira vez no próximo sábado

A ideia de trazer o Pecha Kucha para Curitiba veio depois de um integrante da Aldeia Coworking assistir ao evento em Buenos Aires | Fotos: Divulgação
A ideia de trazer o Pecha Kucha para Curitiba veio depois de um integrante da Aldeia Coworking assistir ao evento em Buenos Aires (Foto: Fotos: Divulgação)
Plateia do evento em Londres: capital britânica foi uma das cidades que já recebeu a ideia dos arquitetos Astrid Klein e Mark Dytham |

1 de 1

Plateia do evento em Londres: capital britânica foi uma das cidades que já recebeu a ideia dos arquitetos Astrid Klein e Mark Dytham

Catorze ideias diferentes, cada uma apresentada em um tal formato "20 por 20" – 20 slides em 20 segundos –, palestrantes impedidos de ultrapassar o limite de seis minutos e 40 segundos, tudo dentro de uma obra em andamento. Parece quase surreal, mas essa é a dinâmica do Pecha Kucha, evento mundial que terá a primeira edição em Curitiba no próximo sábado, dentro da construção do Shopping Pátio Batel.

O termo que batiza o evento significa "burburinho" em japonês. E é justamente isso que os organizadores – o escritório colaborativo Aldeia Coworking, a IxDA Curitiba e o shopping, com apoio da Araçá Eventos – querem causar na cidade. Assim, trarão ao público criações de 14 profissionais das mais diversas áreas, que falarão sobre o tema Construção e Desconstrução. Entre eles, o diretor de teatro e cineasta Paulo Biscaia Filho, da companhia Vigor Mortis, o artista visual Tom Lisboa e o artista plástico Guilherme Caldas, responsável pelos desenhos da marca Candyland. "A ideia é que seja uma conversa e gere uma troca de informações depois. Além disso, por conta do formato, acontece de muitos palestrantes se perderem, já que eles não controlam os slides. É algo que nunca fica chato", diz Ricardo Dória, da Aldeia Coworking.

Criado por dois arquitetos japoneses (Astrid Klein e Mark Dytham), que não tinham espaço em Tóquio para apresentar seus projetos e idealizaram o evento primeiramente entre amigos, o Pecha Kucha é hoje uma febre. Já foi realizado em locais como Buenos Aires, Berlim, Nova York, Barcelona, Honolulu e Londres. Segundo Dória, a licença para a obtenção da marca é demorada (foram seis meses de negociação) e há uma preocupação grande para que as outras cidades do mundo respeitem rigorosamente o formato. "Eles querem que a proposta esteja de acordo com a deles, e também que os palestrantes façam algo interessante para a cidade."

Local

O Pecha também tem a peculiaridade de acontecer em espaços inusitados. Por isso, a Aldeia Coworking pensou no canteiro do Pátio Batel. "Vimos que tinha essa obra enorme acontecendo bem no centro da cidade. É algo que tem tudo a ver com a proposta", conta Dória. Todos os participantes do evento (são cerca de 200 vagas, quase todas já preenchidas), terão de usar um capacete como medida de segurança. A Aldeia Coworking deve realizar, até o ano que vem (tempo de duração da licença), mais três edições do Pecha Kucha.

Serviço

Pecha Kucha Curitiba.Sábado, às 20 horas.Obra do Pátio Batel (Av. Batel, 1.868).A Aldeia Coworking vai realizar, até o fim de semana, sorteios de ingressos para o Pecha Kucha no Facebook: facebook.com/pkncwb.Mais informações, no site: www.pechakuchacwb.com.br.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.