Um dos grandes incentivadores da Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão, Noroeste do Paraná, Antônio Nishimura "Tony", 66 anos, morreu nesta quarta-feira (24). Artista plástico e cozinheiro, Nishimura era considerado o criador do prato, pelos aperfeiçoamentos que promoveu, incorporando legumes e frutas ao tradicional assado no buraco. Nishimura morreu na noite de quarta-feira, vítima de ataque cardíaco. Em respeito à sua morte o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, decretou Luto Oficial no município.
Nishimura fixou residência na cidade em 1966 e foi o fotógrafo oficial dos prefeitos Horácio Amaral e Renato Fernandes Silva, ainda tendo prestado serviços para o prefeito Milton Luis Pereira. Como artista plástico, pintou a galeria dos ex-prefeitos e no último mês de março efetuou a entrega do quadro do prefeito Nelson Tureck. Ele também pintou o quadro do patrono de Campo Mourão, Dom Luis Antônio de Sousa Botelho Mourão, que foi doado pelo Rotary Lago Azul ao Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira.
O último carneiro preparado pelo "Tony" foi no dia 14 de maio na Associação DER e ele estava preparando outro almoço no dia 4 de junho no Clube da Justiça. Já seu último trabalho artístico, foi a galeria dos ex-presidentes da OAB, que ainda não foi inaugurada.
A 16ª Festa Nacional do Carneiro do Buraco está prevista para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de julho.



