
O cineasta italiano Antonello Faretta e o crítico de cinema José Carlos Avellar participam de um ciclo de debates sobre cinema, que acontece esta semana, na Cinemateca de Curitiba.
Antonello Faretta lança na terça-feira (25), o filme Nine Poems in Basilicata, baseado em nove poemas do norte-americano John Giorno. Após a exibição da fita, Faretta dará uma palestra.
Fotógrafo, diretor e produtor cinematográfico, Antonello Faretta, é natural de Potenza, na região Sul da Itália. Depois de colaborar com vários diretores e realizar filmes para os canais de televisão Rai Sat Arte e T9, em 2002, o diretor fundou o estúdio de produção independente Noeltan Film, com o qual realiza todos os seus trabalhos e produz novas obras de jovens autores internacionais.
Nine Poems in Basilicata se concentra nas letras e poemas irreverentes do poeta americano John Giorno, único ator da fita e contemporrâneo de Andy Warhol. Foi inteiramente rodado em locações na Basilicata, uma pequena região no sul da Itália. O filme foi apresentado em vários festivais, galerias e museus de todo mundo, obtendo premiações, entre elas, o da Agenzia Federale pela lEducazione Civica alemã como "melhor filme, melhor poesia e melhor mensagem política".
Além do lançamento do filme, o diretor italiano fará, na quarta-feira (26), um workshop sobre como escrever e dirigir filmes baseados na relação entre cinema e poesia.
Debate
O jornalista e escritor José Carlos Avellar, que por mais de 20 anos trabalhou como crítico de cinema no Jornal do Brasil, participa de um debate na quarta-feira (26), na Cinemateca. Autor dos livros "O Cinema dilacerado" (1986), "Glauber Rocha" (2002), "O Chão da Palavra, Cinema e Literatura no Brasil" (2007), entre outros, e ex-diretor das empresas Embrafilme e Riofilme ele vai conversar com o público após a exibição do documentário mexicano "O Avô Cheno e Outras Histórias".



