
O ator Tom Cruise é o protagonista e produtor de Operação Valquíria, com estréia no Brasil em fevereiro de 2009. Baseado em fatos reais, o filme retrata o plano de um grupo de oficiais alemães para matar Adolf Hitler e, assim, encerrar a Segunda Guerra Mundial. Nos Estados Unidos, o lançamento acontece no próximo dia 26 de dezembro.
Na trama, Cruise vive o coronel Claus von Stauffenberg. Militar com sentimento sincero de servir o seu País, ele retorna à Alemanha depois de gravemente ferido em combate na África. Em seu país, se une à resistência alemã, descontente com os rumos da Guerra.
Um grupo formado por oito generais do exército nazista tem um plano complexo, denominado Operação Valquíria, para tirar Hitler do poder. O coronel Stauffenberg é quem deve conduzir o golpe e assumir o controle do governo pós-Hitler. A data escolhida para por o plano em prática é o dia 20 de julho de 1944, durante uma conferência de Hitler. O coronel tem a missão de colocar uma bomba para ser detonada no local da conferência. Porém, o resultado da explosão sai diferente do que foi planejado.
Produção
Com orçamento de aproximadamente US$ 80 milhões, "Operação Valquíria" foi dirigido por Bryan Singer ("Superman O Retorno"), com cenas rodadas em Berlim e na cidade alemã de Brandemburgo. O elenco também conta com Kenneth Branagh (Harry Potter e a Câmara Secreta/ Celebridades) na pele do general Henning von Tresckow.
A história do plano Operação Valquíria foi contada pela primeira vez em 2004 em uma produção alemã feita para televisão. Na ocasião, o elenco era formado por atores alemães sob a direção de Jo Baier.
Polêmica
Para realizar as filmagens a produtora de Tom Cruise, a United Artists, em parceria com a Metro Goldwyn Mayer, enfrentou problemas. Políticos alemães e a família do coronel Claus von Stauffenberg não aceitaram o projeto.
Durante as filmagens, uma equipe de 11 figurantes ficou ferida ao cair de um caminhão. O grupo filmava uma cena pelas ruas de Berlim. Os figurantes entraram com um pedido de indenização contra a produtora no valor de US$ 11 milhões. Eles alegaram que sofreram contusões e fraturas durante as filmagens.
A data de estréia do filme também foi adiada por pelo menos duas vezes, devido ao atraso na finalização da obra.
Em declarações à imprensa, Cruise disse que não entende por que o filme tem provocado tanta discussão. Segundo o ator, trata-se de um filme de suspense com uma história de verdadeira resistência. Após este projeto, o ator disse que planeja fazer um filme romântico.







