O 2.º Congresso de Cultura Ibero-Americana começa na noite de hoje, em São Paulo, e segue até o próximo dia 3. Com a temática Cultura e Transformação Social, o evento reunirá representantes de 22 países da América Latina e da Península Ibérica. A Gazeta do Povo irá acompanhar o evento na capital paulista. A solenidade de abertura, às 19 horas, terá pronunciamentos do ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, de José Serra, governador de São Paulo e do prefeito da cidade, Gilberto Kassab. Mais tarde, uma apresentação especial reúne a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e o cantor e compositor João Bosco. O evento é uma iniciativa do Ministério da Cultura, da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e do Sesc São Paulo.O encontro pretende ressaltar as potencialidades da cultura ibero-americana a partir do intercâmbio de conceitos e práticas, visando formar e fortalecer políticas públicas em que a cultura seja tratada como campo fértil, tanto para o desenvolvimento econômico como social.
"Ao celebrar a oportunidade desde 2.º Congresso, reforço a extrema urgência de acompanharmos a configuração das novas relações mundias que precisam da contribuição dos países ibero-americanos como testemunhos para outros caminhos e saídas", explica Juca Ferreira.
O Congresso discutirá ainda a importância dos mapeamentos, indicadores e observatórios de políticas sócio-culturais; a ação do Estado e da iniciativa privada no fomento à produção da cultura, de objetivos missões e recursos distintos, pensadas contra o pano de fundo das Leis de Incentivo à Cultura; e, por fim, o papel da cultura nas políticas de integração e cooperação entre as nações ibero-americanas.
Nas mesas e conferências, previstas para os dias 1º e 2, estarão presentes personalidades e estudiosos da cultura, como o presidente do Conselho de Administração da Agência Interarts, o espanhol Eduardo Miralles; a pesquisadora e professora da Universidade Autônoma Metropolitana do México, Ana Rosas Mantecón; os cineastas argentinos Fernando Solanas e Octavio Getino, e o presidente da Rede de Promotores Culturais da América Latina e do Caribe, o colombiano Octavio Aberláez. No decorrer do evento, o ministro da cultura da Argentina, Jorge Coscia, também deve comparecer.
O Congresso se encerra no dia 3, no Museu Afro-Brasileiro, com a Reunião de Ministros dos Países Ibero-americanos. Paralelamente ao evento, haverá uma programação artística envolvendo artes cênicas, música e artes visuais em diversos espaços culturais de São Paulo.



