Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Política cultural

Curitiba não terá Feira do Livro este ano

A Feira do Livro de Curitiba 2008, programada para acontecer de 10 a 20 de novembro na Praça Osório, foi cancelada. Sueli Brandão, presidente do Instituto da Educação e do Livro, entidade responsável pelo evento, afirma que tinha liberação para utilizar o espaço público, concedida pela gerência de manutenção e conservação de praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

"Lamento que um evento como esse, que tem a finalidade de difundir a cultura, tenha sido cancelado", comenta Sueli (o assunto foi divulgado em primeiro mão no blog Sobretudo, da Gazeta do Povo, no último fim de semana).

Anteriormente, Sueli já havia realizado quatro outras edições da Feira na Praça Osório, com presença de autores consagrados. Para 2008, estavam confirmadas as participações dos escritores Cristovão Tezza, Alcione Araujó e Domingos Meirelles em mesas de bate-papos. Todos os 40 estandes disponíveis para expositores haviam sido comercializados. "A perda é imensa, financeiramente falando, e também a cultura de Curitiba fica no prejuízo", lamenta.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, a Feira do Livro não foi autorizada devido à realização da Feira de Natal, que tem início dia 22 de novembro, no mesmo local. O poder público alega que a proximidade entre as duas feiras "poluiria" a praça. A Prefeitura de Curitiba ofereceu ao evento a Rua 24 Horas e outros espaços, mas a organização da Feira do Livro optou por não realizar o evento em outro local que não fosse a Praça Osório.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.