Entre os dias 22 e 24 de outubro será realizada no Teatro da Caixa a sexta edição do Curta 8 Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, o único evento do Brasil dedicado ao formato.
Além de mostras competitivas e expositivas, que exibem mais de 40 filmes de cinco países, o evento contará com uma atração especial na noite de abertura: a presença dos cineastas argentinos Andrés Di Tella (o mais conceituado documentarista de seu país, fundador do BAFICI Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente) e Claudio Caldini. Juntos, eles farão a performance "Hachazos", projeção múltipla de filmes Super 8 utilizando vários projetores simultaneamente. A apresentação ocorre em Curitiba dois dias depois de sua estreia, em Buenos Aires.
A apresentação de Di Tella e Caldini, marcada para as 19 horas, será seguida de exibições das mostras competitivas de filmes finalizados em DVD e também da primeira sessão deste ano do Tomada Única, que tornou-se um dos grandes atrativos do festival desde 2008. Tratam-se de curtas realizados durante uma oficina promovida pelo Festival Curta 8, ministrada em setembro deste ano por Leandro Bossy e Pedro Merege, em que cada um dos dez alunos utilizou um cartucho de película Super 8 (que tem duração de aproximadamente três minutos e 20 segundos) para realizar um curta editado na própria câmera.



