• Carregando...
A Orquestra Filarmônica  fará ao vivo a trilha de clássicos do cinema. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
A Orquestra Filarmônica fará ao vivo a trilha de clássicos do cinema.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Basta ouvir as primeiras notas da “marcha imperial”, o tema do personagem Darth Vader na série Star Wars, para preparar o espírito: é a hora de encarar o lado negro da força.

“É muito interessante usar instrumentos e harmonia para criar tensão ou uma alegria maior. A música serve para fortalecer a imagem”, explica o maestro Alexandre Brasolim. Neste sábado (22), às 16h no Teatro Guaíra, Brasolim irá reger o espetáculo “Cinema in Concert”, no qual a Orquestra Filarmônica de Curitiba pretende mostrar a união perfeita do música e da imagem no cinema.

Cinema in Concert

Sábado (22), às 16h, no Teatro Guaíra (praça Santos Andrade, centro) .

Ingressos a R$ 60 e R$ 30 (meia entrada)

O programa do concerto contempla a trilha sonora de filmes como “Star Wars”, “O Poderoso Chefão”, “Jurassic Park” e as séries “Harry Potter”, “Indiana Jones”, “Piratas do Caribe”, entre outros, em um total de 16 peças.

Brasolim é o responsável por toda a direção musical com arranjos e adaptações. Ele explica que o concerto é uma continuação do projeto em que a orquestra acompanhou ao vivo, no mês passado, a execução da animação Fantasia,

Darth Vader invade o palco

Segundo a diretora geral Kika Marquardt, durante o concerto a execução das trilhas sonoras pela orquestra serão acompanhadas de performances alusivas aos filmes feitas pelos alunos do projeto Broadway.

Na trilha sonora de Star Wars, por exemplo, Darth Vader e soldados estelares invadem o palco. Os Caça Fantasmas também vão circular pelo teatro atrás de algum hectoplasma. “Além de um espetáculo com as músicas muito bem arranjadas e executadas, será muito divertido”, disse.

“A orquestra moderna tomou outro rumo após a popularização do cinema. Você pode fazer qualquer tipo de música com orquestra, do clássico ao jazz”, diz o maestro. Brasolim destaca que o espetáculo não é só parte de temas dos filmes, mas a construção dos climas, os efeitos sonoros e sugestões de imagens que só as orquestras conseguem fazer.

Para eles, os músicos das orquestras do cinema enfrentam duas grandes dificuldades para criar este clima. A primeira é sincronizar ao vivo a imagem dos filmes e o som. A segunda é a execução de certos arranjos sofisticados que no sábado a Filarmônica vai enfrentar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]