Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Livro

Declaração de amor ao idioma português

Em seu mais recente romance, Milagrário Pessoal, o angolano José Eduardo Agualusa apresenta um enredo no qual a palavra é o que mais tem importância

Agualusa: enredo é uma maneira de chamar a atenção para a beleza e as possibilidades da língua portuguesa | João Wainer/Divulgação
Agualusa: enredo é uma maneira de chamar a atenção para a beleza e as possibilidades da língua portuguesa (Foto: João Wainer/Divulgação)
 |

1 de 1

Autores contemporâneos da língua portuguesa estão recriando a literatura deste idioma que se destaca mundialmente devido a obras de Luís de Camões, Fernando Pessoa, José Saramago, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. Do outro lado do Oceano Atlântico, os portugueses Inês Pedrosa e Jorge Reis-Sá e angolano José Eduardo Agualusa fazem até música a partir dao uso inesperado das palavras. Eles provam que é possível reinventar antigas maneiras de dizer o que precisa ser dito, e escrito.

Milagrário Pessoal, o mais recente livro de Agualusa publicado no Brasil, tem como linha central a trajetória de um sujeito que busca e coleciona neologismos. Ele faz o impossível para chegar ao Verbário, todo local onde dormem as palavras que estão por estrear. O personagem carrega um caderno, no qual anota as expressões ainda pouco gastas pelo uso contínuo.

No entanto, o que se destaca neste livro não está diretamente explícito no enredo, mas nas entrelinhas. A proposta literária de Agualusa é uma declaração de amor ao idioma português, que, para o autor, merece ser mais bem tratado por todos.

O personagem, que viaja em busca das palavras, conta que esses milagres do idioma podem estar nas páginas de um livro de Guimarães Rosa ou na letra de uma canção da cantora Céu, como "Cangote", que ele cita entre uma e outra descoberta de belezas da escrita (e do dizer): "Fiz minha casa no teu cangote".

O imaginário africano se faz presente da primeira à última página, e o narrador lembra que a linguagem humana pode não passar de uma tentativa de imitar o canto dos pássaros. A onomatopéia de nossa fala e o segredo da poesia, sugere o personagem central do romance, têm mais relação com a comunicação secreta e encantadora dos sons da aves do que pode julgar qualquer linguísta.

Descrições de cenas em praias do Brasil e relatos de encontros amorosos entre os personagens dão um colorido ao livro, mas é a atenção amorosa à língua que ganha o primeiro plano. "Não compreendo por que tantas pessoas batizam os filhos com nomes cujo significado ignoram, ou sobre os quais nunca refletiram, ou mesmo com nomes sem significado algum", diz uma voz no romance, ao argumentar que toda palavra tem força e pode moldar o destino de quem a utiliza cotidianamente.GGGG

Serviço: Milagrário Pessoal, de José Eduardo Agualusa. Língua Geral, 240 págs., R$ 42.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.