
Seja sincero. Você achou a graça na tirinha ilustrada ao lado? Se a resposta foi não, relaxe. Não há nada de errado com o seu senso de humor. A risada não veio simplesmente porque você não é um designer. O artista plástico curitibano Rômolo Hipólito é e, pelo jeito, não aguenta mais ver a maioria de seus colegas de profissão se rendendo a esse símbolo que, de uns tempos para cá, virou alvo de um hype incessante: o triângulo, onipresente no design atual. Entendeu agora?
Mas nem todas as piadas contidas nas 54 tiras de Malditos Designers estreia de Hipólito e primeiro livro editado oficialmente pela curitibana Caderno Listrado Encadernação Contemporânea precisam de explicação. Se você tem um amigo designer ou se trabalha perto de algum, vai acabar entendendo. A obsessão por aparatos tecnológicos e figurinos descolados, trabalhos que pagam pouco, estágios que exigem demais e a mania de acharem geniais suas próprias ideias estão entre os temas explorados com doses extras de ironia por Hipólito, o autor estará presente para um bate-papo e uma sessão de autógrafos (e possíveis discussões com designers revoltados) no lançamento do livro, que acontece hoje, às 19 horas, na Itiban Comic Shop.
Formado em Design pela PUCPR, Hipólito já teve trabalhos selecionados e registrados em catálogos de salões de humor do Brasil e de Portugal. Suas tiras já foram publicadas em veículos impressos como Gazeta do Povo e Folha de São Paulo. Além disso, seu terceiro curta-metragem, Limbo (2007), foi eleito a terceira melhor animação brasileira pelo júri popular na 15.ª edição do festival Animamundi.
Hipólito conheceu os cadernos artesanais de Daniel Barbosa (do projeto Caderno Listrado) no ano passado, quando encomendou uma exemplar para ilustrar uma viagem que faria ao México. Ao ver algumas tirinhas do designer, o encadernador percebeu que o trabalho poderia render um livro. "As tiras dele têm um formato quadrado, ideal para o caderno. Além disso, vi que o traço dele ficaria bem em serigrafia", explica.
Feito artesanalmente por Daniel, que, com a ajuda de um assistente, costurou e encapou cada um dos 150 exemplares da tiragem, Malditos Designers conta com 54 tiras escolhidas pelo próprio Rômolo. Um papelão grosso revestido com tecido Blackout Budget branco, em impressões de quatro cores forma a capa, que envolve as 72 páginas do miolo, impresso em serigrafia sobre papel Canson Fine Face 200 gramas, numerados e assinados pelo autor.
Serviço:
Lançamento do livro Malditos Designers (Caderno Listrado Encadernação Contemporânea Ltda.), de Rômolo Hipólito. Bate-papo com os artistas e sessão de autógrafos. Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845 Centro), (41) 3232-5367. Hoje, às 19 horas. Entrada franca.



