• Carregando...

A produção agrícola paranaense e o Natal abrem as festividades do estado no último mês do ano. As cores e luzes natalinas já enfeitam as cidades que programaram diversas atrações para serem realizadas até o fim de dezembro. O espírito religioso também se manifesta nas festas para São Benedito e Nossa Senhora das Brotas. Mas as primeiras celebrações comemoram a produtividade do solo paranaense, com duas festas do pêssego, exposição agropecuária de Cascavel e festa do Borrego, em Irati.

A 24.ª edição da Festa do Pêssego, de Araucária, começa nesta quinta-feira (1º) com muita música, além do fruto que motiva o evento. A primeira atração é a Banda Municipal que vai sair da prefeitura às 17h30 e toca pela cidade até o Parque Cachoeira. No local, estão presvistas apresentações da Orquestra Paranaense de Acordeon, e das duplas Marques e Marcinho, Willian e Renan, Teodoro e Sampaio. Até o domingo vão passar pelo palco da festa a banda Detonautas, Wanessa Camargo e Leonardo, além de atrações locais. A expectativa de comercialização da fruta é de 70 toneladas. A festa acontece no Parque Cachoeira com ingressos a R$ 5,00.

Quem aprecia a carne de carneiro não pode perder a 16.ª Festa do Borrego no Rolete, que acontece em Irati, simultaneamente, com a 28.ª Festa do Pêssego, 6.ª Feira de Sabores e 5.° Salão de Negócios, a partir da sexta-feira (2). Todos os eventos ocorrem até o domingo no Parque Aquático e de Exposições Santa Terezinha. O borrego é a carne de carneiro com até 12 meses de idade. O prato é feito com temperos especiais e assado no fogo de carvão servido com acompanhamento de pratos quentes e frios. O borrego poderá ser apreciado no almoço e jantar de sábado (3) e no almoço de domingo (4). Para sobremesa haverá vários doces com pêssego, produto agrícola tradicional e base da fruticultura, também na região de Irati. Em Cascavel, no Oeste do estado, a 26.ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Cascavel – 9.ª Internacional (Expovel) é outra festa popular que começa nesta sexta. O evento prossegue até o dia 11 com agenda de shows, leilões, rodeios, feira de produtos agrícolas e industriais. A feira que tradicionalmente acontece em novembro, foi transferida para dezembro em função da suspeita de febre aftosa no Paraná. A exposição movimenta a região e deve atrair grande público para os shows de Patrícia Lima, Amado Batista, Leonardo e Teodoro e Sampaio. A Expovel termina com a chegada do Papai Noel.

Marilândia do Sul, promove no período de 13 a 18 a 12.ª Festa da Cenoura, na praça em frente da Igreja Matriz. Pelo segundo ano consecutivo foi incluído no roteiro da festa o Auto de Natal, que será apresentado no dia 14, a partir das 20 horas. Barracas com comidas típicas e show de bandas locais estão na programação que termina com uma corrida pedestre no dia 18, às 18h30.

As manifestações culturais típicas do litoral paranaense ganham espaço na 4.ª Festa do Fandango, nos dias 16, 17 e 18, na Ilha de Valadares, em Paranaguá. A festança vai acontecer na praça central da ilha, em um palco montado para as apresentações e bailes de fandango que devem reunir 60 casais da região. Vão acontecer oficinas de música, dança, exibição de filmes e venda de comidas típicas como o peixe seco com banana, o "siri metido à besta", a "sardinha trepada" e o "arroz lambe-lambe", cozido com os mariscos sururu e bacucu. A promoção é da Associação de Cultura Popular Mandicuera (água de farinha), que tem o objetivo de resgatar e preservar as manifestações populares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]