• Carregando...

No mês em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo as cidades se organizam para celebrar a data com apresentações de música, decoração especial e encenação da trajetória do Menino Deus. Mas a fé dos paranaenses motiva outras celebrações em homenagem aos santos do mês.

Na capital paranaense o clima de Natal deve tomar conta de toda cidade, com a programação extensa do Natal Encantado e Solidário, que vai acontecer em todos os bairros de Curitiba. Tem o Coral do HSBC no Palácio Avenida a partir de sexta-feira (2), Fábrica de Brinquedos na praça Santos Andrade a partir do dia 9 e papais e mamães nóeis nas principais esquinas da cidade a partir do dia 5.

A grande atração de Goioerê é o Auto de Natal no fim de semana que antecede 25 de dezembro. Este ano, a dramatização da história do nascimento de Jesus Cristo será apresentada no dia 18 de dezembro, às 21 horas, na Avenida Daniel Portela esquina com a Rua José Marques. Trata-se de encenação pública ao ar livre realizada com participação de pessoas da comunidade, Grupo da Terceira Idade, Grupo de Teatro Águas Claras, Grupo de Dança da Casa de Cultura e escolas, num total de aproximadamente 50 pessoas entre técnicos, equipe de apoio e atores. Serão montados três palcos para a encenação, que terá o cotidiano de Jerusalém, o anjo que indica o caminho de Belém e o nascimento do Menino Jesus no terceiro e último palco, montado em frente à Igreja Matriz.

No litoral, Paranaguá lança o Natal Ecológico com carreata no sábado (3). Durante o mês de dezembro estão programados concertos com a Orquestra Municipal da cidade em praças, terminais de ônibus e apresentações do Auto de Natal nos bairros, utilizando o ônibus do Centro Cultural Teatro Guaíra, adaptado para apresentações itinerantes.

A cidade de Prudentópolis realiza o seu 12.ª Natal Verdade, com apresentações de presépio vivo, música e teatro nos dias 16, 17 e 18, sempre a partir das 20 horas, na praça Firmo Mendes de Queiroz.

Santos

O município de Itambaracá comemora no próximo sábado (3) o dia de São Francisco Xavier, padroeiro da cidade, com uma festa na Igreja Matriz. Terá missa às 10 horas e logo após será servido almoço no salão paroquial.

O dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, comemorado em 8 de dezembro, é celebrado em 21 municípios do Paraná, onde a Santa é padroeira. Na cidade de Antonio Olinto a comemoração será antecipada para o domingo (4), a partir das 10 horas, com missa na Igreja Matriz, local que abriga também o ícone de Nossa Senhora dos Corais. Após, haverá almoço com comida típica ucraniana, apresentações de música e bingo.

A partir do dia 16 de dezembro, Piraí do Sul inicia a 125ª festa de Nossa Senhora das Brotas, com tradições ligadas ao tropeirismo. A Santa foi conclamada em 2004 Padroeira do Caminho dos Tropeiros (caminho que envolve quatro estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, indo de Sorocaba (SP) até Viamão (RS)). Também é considerada a Padroeira da Rota dos Tropeiros, que é a parte paranaense do Caminho, indo de Sengés até Rio Negro, passando por 16 municípios. As atividades das confraternização vão se concentrar na praça central da cidade e prosseguem até o dia 27, dia de Nossa Senhora das Brotas. No dia da Santa, as comemorações acontecem no Bosque que leva seu nome, onde há uma gruta em sua homenagem. Neste ano, o ponto alto da festa será a bênção da réplica da imagem de Nossa Senhora das Brotas, que a partir do próximo ano, vai passar pelos 16 municípios que estão na Rota dos Tropeiros, e deve retornar à Piraí do Sul, em dezembro de 2006, para a tradicional celebração. Missas, novenas e procissão estão na programação desta tradicional festa religiosa paranaense.

Na Lapa, região metropolitaba, a festa para São Benedito, o santo negro, acontece nos dias 17 e 18 no Santuário de peregrinação dos devotos ao Santo. O dia de São Benedito é 26 de dezembro, mas a comemoração foi antecipada para aproveitar o clima festivo que antecede o Natal. Barracas com artesanato e comidas típicas vão ser montadas na frente do Santuário. Este ano não haverá a apresentação da Congada, evento típico da Lapa que acontece nesta época.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]